Notícias Corporativas

Especialistas compartilharam perspectivas da IA inseridas na Economia Criativa

Especialistas compartilharam perspectivas da IA inseridas na Economia Criativa
Especialistas compartilharam perspectivas da IA inseridas na Economia Criativa
Especialistas destacaram as últimas tendências e oportunidades na economia digital e as possibilidades que a tecnologia e a IA oferecem aos criadores de conteúdo digital neste cenário em constante evolução

Em evento realizado pela Brasil-Flórida Business Council, Inc no último dia 21 de fevereiro, o webinar Criadores Digitais: A economia gerada pela inteligência artificial levou ao público as tendências e oportunidades na economia digital.

Mediado por Fernando Cariello, fundador do Cubo Start e membro do conselho e co-presidente do Comitê de Inovação e Tecnologia do Brasil-Florida Business Council, o debate reuniu importantes empreendedores que discutiram as tendências desse cenário digital.

De acordo com Sueli Bonaparte, presidente fundadora da organização, a revolução digital e a ascensão da IA estão remodelando o cenário econômico global. “Um tema importante para a economia brasileira, e que leva apoio aos empreendedores com essas oportunidades que hoje existem com a inteligência artificial e com os avanços tecnológicos”, afirmou.

Segundo Fernando, a tecnologia trouxe para perto da pessoa a capacidade de fazer coisas que antes, só empresas faziam. “A gig economy empodera a pessoa a ser sua própria empresa e gerir seu próprio negócio com tecnologia.”

Essa convergência entre tecnologia e criatividade está impulsionando uma nova onda de inovação e oportunidades, moldando o futuro da economia digital. Na visão de Maurício Benvenutti, sócio da StartSe, escola de negócio internacional que conecta profissionais brasileiros com o polo de inovação pelo mundo, a inteligência artificial está remodelando a maneira como os criadores de conteúdo digital trabalham e prosperam. Em suas falas, ele ressaltou que a tecnologia não apenas oferece novas ferramentas e plataformas para a expressão criativa, mas também abre novas oportunidades de negócios e modelos de receita.

Durante o evento, Benvenutti enfatizou a importância dos criadores de conteúdo digital entenderem e aproveitarem as capacidades da inteligência artificial para impulsionar sua criatividade e alcance. Ele compartilhou exemplos de empresas e profissionais que estão adotando estratégias inovadoras, e as inúmeras soluções e tipos de modelos de linguagem que podem servir para para produção e personalização de conteúdos e análise de dados para identificar tendências de mercado.

“A Inteligência Artificial não é de hoje e já existe há muito tempo. Seu acesso foi democratizado de uma forma absurda nesses últimos anos, assim como acontece com toda a parte de tecnologia e isso causa uma mudança na nossa leitura em relação a quem é o nosso competidor, porque ele pode estar em qualquer lugar. Se você não estiver usando inteligência artificial, você está deixando passar uma grande oportunidade de poder aprimorar em algum aspecto o que você faz.”

Marcelo Moscato, CEO da Alboom desde 2016, apresentou insights sobre a interseção entre a gig economy e a revolução digital, especialmente no contexto da economia criativa.

Uma das observações feitas por Moscato foi sobre o papel da tecnologia na capacitação de profissionais independentes, como fotógrafos, videomakers e designers, ressaltando como a acessibilidade e a aplicabilidade da inteligência artificial utilizada pela Alboom estão ajudando esses profissionais a expandirem seus horizontes de negócios e alcançarem novos patamares de faturamento, graças a uma ferramenta que simplifica a capacidade de entrega e os torna mais competitivos no mercado.

Ao falar sobre a importância da adaptação e da agilidade no atual cenário de transformação digital, Moscato pontuou a necessidade de revisitar constantemente o roadmap de desenvolvimento de produtos e serviços. Além disso, acredita que a rapidez com que novas tecnologias e modelos de negócios surgem, exige-se cada vez mais uma abordagem ágil e proativa por parte das empresas, caso contrário, corre-se o risco de ficarem para trás no mercado altamente competitivo da economia criativa.

Encerrando o painel, Arquimedes Ferreira, co-fundador da Alboom descreveu os desafios e as oportunidades encontradas ao longo de sua jornada na criação e expansão da Alboom, reforçando como a tecnologia evoluiu significativamente durante o período, tornando mais acessível e viável a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial.

Ferreira mencionou plataformas como Amazon, Google Cloud e Microsoft, como facilitadoras essenciais nesse processo, permitindo que empresas como a Alboom desenvolvam e integrem IA em seus produtos de forma rápida e eficiente.

Diante desse cenário acredita ser fundamental a adaptação e agilidade diante das mudanças tecnológicas. E destacou como alguns profissionais podem inicialmente sentir-se intimidados ou resistir à adoção de novas tecnologias, mas enfatizou a necessidade de superar esses obstáculos e abraçar as oportunidades que a inteligência artificial oferece.

Para Arquimedes, a inteligência artificial desempenha um papel vital no aprimoramento das operações diárias da Alboom e de seus clientes, oferecendo recursos avançados, como a geração e desenvolvimento de textos com estilos e características próprias e a ferramenta de reconhecimento facial criada, que visa otimizar o trabalho de quem precisa lidar com uma grande quantidade de dados e imagens, proporcionando maior eficiência e precisão em suas tarefas.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone