Notícias Corporativas

Home care se torna alternativa de segurança para idosos

Home care se torna alternativa de segurança para idosos
Home care se torna alternativa de segurança para idosos
Cuidadores de idosos previnem desde cuidados com o calor até a assertividade nos horários dos remédios e acidentes domésticos

A saúde mental, alimentação, prática de atividades físicas, cuidados com o calor, periodicidade de remédios, esses são alguns dos muitos cuidados que um idoso deve ter no dia a dia. O Ministério da Saúde afirma que 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa. Com pessoas acima de 80 anos, a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior do que com aqueles até 65 anos. Elementos considerados simples, como a organização da residência, podem também diferenciar os principais fatores para uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Paralelo a isso, existe o imediatismo  do dia a dia que faz com que muitos familiares não tenham tempo hábil suficiente para cuidar do seu ente querido. Nesse cenário, o home care para idosos vem ganhando espaço, mas ainda assim é desconhecido pelo grande público.

“O home care busca levar até a casa do idoso um profissional devidamente qualificado para cuidar do mesmo. É um atendimento personalizado no qual o enfermeiro acompanha a rotina do idoso e conhece de perto todos os cuidados e desafios daquele paciente em si. É uma solução que auxilia no tratamento do idoso oferecendo uma maior tranquilidade à família”, comenta Rachel Menezes, fundadora da Cia Cuidadores, rede de franquias especializada em home care para idosos que está em expansão.

Segundo informações da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no país representa 15,1% da população. Em 1980, somente 6,1% da população tinha mais de 60 anos. Em poucos décadas o percentual quase triplicou.

“O conhecimento técnico na área da saúde é importante para o cuidado diário ao idoso, mas mais do que isso, é necessário também a empatia, a paciência e o amor ao ser humano para ser um cuidador. A soma dessas características é o que faz o cuidador alcançar a sua excelência. Acreditamos plenamente que essa profissão será ainda mais valorizada com o passar dos anos, pois as pessoas irão entender o quanto a mesma é necessária para a sociedade”, finaliza a empresária.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão