Notícias Corporativas

Comitê Gestor da ICP-Brasil realiza 1ª reunião do ano

Comitê Gestor da ICP-Brasil realiza 1ª reunião do ano  Comitê Gestor da ICP-Brasil realiza 1ª reunião do ano
Comitê Gestor da ICP-Brasil realiza 1ª reunião do ano
CG ICP-Brasil realiza, no dia 7 de agosto, em Brasília, a primeira reunião de 2024 com os novos membros

O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil) realiza, no dia 7 de agosto, em Brasília, a primeira reunião de 2024 com os novos membros, designados no último dia 26 de junho em decretos assinados pelo Presidente da República.

O CG ICP-Brasil é um órgão colegiado integrado por representantes do governo e do setor privado e exerce a função de autoridade gestora de políticas de certificação digital no país.

Estão entre as pautas da reunião: aprovação dos relatórios de auditoria da AC Raiz (2022 e 2023); coleta biométrica de servidores públicos federais da ativa e militares da União; descontinuidade de emissão de certificados do tipo SSL/TLS para identificação pelos navegadores de internet; autorização à AC RAIZ para emissão de novos certificados Raiz v12 (S/MIME) e Raiz v13 (Passaporte Eletrônico) e atualização de seus Prestadores de Serviço de Suporte; atualização das diretrizes da política tarifária no âmbito da ICP-Brasil entre outros temas.

Segundo o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Jorge Prates, membro representante da sociedade civil no Comitê Gestor, a participação das autoridades de registro é fundamental para nortear as políticas e normas que regem a ICP-Brasil.

“Como membros da sociedade civil, é importante o nosso comprometimento com a gestão e demandas, não só das autoridades de registro, que lidam diretamente com o mercado, mas de seus consumidores, dirimindo dúvidas e construindo uma economia mais digital e sem burocracia. A digitalização dos processos deve ser sempre atualizada, pois a tecnologia evolui, mas não podemos deixar que a segurança seja deixada para trás. Os casos de crimes cibernéticos continuam ocorrendo e a segurança da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira já se provou benéfica. Se ela fosse usada em larga escala o cenário seria outro.”, diz Prates.

Representantes do Governo Federal no CG ICP-Brasil:

Enylson Flavio Martinez Camolesi representando a Casa Civil da Presidência da República; 

Victor Hugo da Silva Rosa representando o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, membro nomeado em decreto anterior; 

Rubens Caetano Barbosa de Souza representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

Juliana Ghizzi Pires representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; 

Danielle Carvalho Barbosa representando o Ministério da Fazenda; 

Hudson Vinícius Mesquita representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; 

Leonardo Garcia Greco representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública, membro nomeado em decreto anterior.

Representantes da sociedade civil no CG ICP-Brasil

Paulo Sergio Sgobbi;

Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros;

Jorge Fernando Prates Ribeiro;

Célio de Siqueira Ribeiro;

Leonardo Gonçalves.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)