Notícias Corporativas

Inadimplência da Black Friday 23 cai -6,4%

Inadimplência da Black Friday 23 cai -6,4%  Inadimplência da Black Friday 23 cai -6,4%
Inadimplência da Black Friday 23 cai -6,4%
Melhora da Inadimplência da Black Friday 2023 surpreende comparativamente a 2022.

Com a virada do mês de fevereiro de 2024, o índice de inadimplência do Meu Crediário, medido mensalmente com base em cerca de 200 redes varejistas do Brasil, mostra como a inadimplência de novembro de 2023 evoluiu após 90 dias de medição.

Os números revelam que a inadimplência das vendas no crediário diminuiu significativamente, chegando em 9,72% em novembro de 2023. No ano anterior, a taxa era de 10,38% (novembro de 2022), uma queda de 0,66 p.p. ou uma queda de 6,4% em relação ao ano anterior.

Segundo Jeison Schneider, especialista em estruturação de operações de crediário para o varejo e diretor do Meu Crediário, “O ano de 2023 teve seu início marcado por recordes quando falamos em aumento de inadimplência no varejo. Notavelmente, as lojas fecharam a torneira do crédito para reduzir o risco. E não somente as lojas, os ‘Bancões’ que tinham a carteira de crédito exposto para o varejo também sofreram (e ainda sofrem) por conta da inadimplência.”

Schneider continua, destacando que “A boa notícia é que, aparentemente, 2023 está corrigindo o que passamos em 2022. Essa tendência de queda da inadimplência teve início no último trimestre de 2023.”

Além disso, comparando com outubro de 2023, percebe-se uma redução de 0,25 ponto percentual na inadimplência, que estava em 9,97% no mês anterior. Esses dados apontam uma tendência positiva no cenário da inadimplência no varejo brasileiro.

No entanto, como alerta o especialista, “apesar das boas notícias, é essencial manter uma vigilância constante sobre a inadimplência no crediário”. Flutuações repentinas podem ocorrer devido a mudanças inesperadas na economia ou em outros fatores externos. “A inadimplência é medida passados 90 dias da venda realizada. Isso quer dizer que essa redução também aparece num momento marcado pelas compras por impulso: a Black Friday”, explica Schneider.

No próximo mês, será avaliado o desempenho das vendas de Natal, o período mais forte do comércio brasileiro. Com esses dados será possível confirmar, ou não, essa tendência de queda da inadimplência para 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)