Notícias Corporativas

Automação está presentes em 78% das empresas brasileiras

Automação está presentes em 78% das empresas brasileiras
Automação está presentes em 78% das empresas brasileiras
Estudo mostra que 52% das organizações entrevistadas já adquiriram ferramentas e têm experiência em usá-las. Outras 26% investiram em sistemas, mas ainda não possuem o conhecimento necessário para operá-los

No cenário empresarial atual, a automação de processos de negócios desempenha um papel crucial na otimização das operações e na busca por eficiência. De acordo com a pesquisa internacional “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, 78% das empresas brasileiras já investiram em automação, sendo que 52% delas já adquiriram ferramentas e têm experiência em usá-las e outras 26% investiram em sistemas, mas ainda não possuem o conhecimento necessário para realizar o procedimento.

A pesquisa ainda indicou que 97% dos executivos brasileiros planejam melhorar o gerenciamento de serviços de TI (ITSM) em suas organizações nos próximos 12 meses. Essa tendência demonstra o impacto significativo que a automação tem na melhoria da eficiência operacional, redução de custos e aumento da produtividade.

No entanto, executivos e empresas enfrentam desafios significativos para atingir esse objetivo: o orçamento limitado (26%), restrições impostas por regulamentações e conformidade (19%), e a capacidade restrita do software atual (16%) são fatores que dificultam o aprimoramento do ITSM. 

A penetração da Inteligência Artificial (IA) na automação de processos também é notável. Segundo a pesquisa, 59% dos respondentes no Brasil que já utilizam a automação de processos de negócios também empregam ativamente IA ou aprendizado de máquina como parte dos fluxos de trabalho e gerenciamento de tarefas.

Para Bruna Boner, CEO da Globalweb, empresa brasileira que oferece soluções de TI para diversos segmentos do mercado, a automação é um caminho sem volta, independentemente da área de atuação da corporação. “Isso se dá não apenas pela redução do custo operacional, mas porque ela permite uma assertividade assombrosa. Em trabalhos repetitivos e projetizados, essa assertividade pode beirar o 100%.”

Quanto aos setores mais automatizados, o atendimento ao cliente lidera no Brasil, com 49%; seguido pelo RH, com 44%; administração, com 41%; e marketing, com 39%. Em outras regiões pesquisadas, as equipes de TI lideram a automação dos processos de negócios em suas empresas, com destaque para a Hungria (86%), Estados Unidos (58%), México (43%) e Alemanha (35%).

Boner avalia que os principais ganhos das empresas são a agilidade, a eficiência e a redução de custos. “É fundamental entender que a automação não é a solução para tudo e muito menos algo milagroso, mas contribui com a autonomia dos colaboradores para focar em questões mais estratégicas, visto que o trabalho de repetição ou basal é feito pelas IAs”, afirma.

“No caso das IAs generativas, não podemos esquecer que é preciso treiná-las e isso não é uma aptidão comum aos cargos atuais das empresas, demandando a contratação de um parceiro que conte com os profissionais certos”, conclui Bruna.

Apesar dos desafios, a automação continua a ser uma tendência importante nas empresas brasileiras, impulsionando a eficiência e a inovação nos processos de negócios. Ainda de acordo com o estudo, a economia de tempo (23%), o crescimento mais rápido da empresa (19%) e a economia de custos (18%) foram os maiores benefícios percebidos desde a implementação da automação.

Para saber mais, basta acessar: https://www.globalweb.com.br/


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR