À medida que acontece a transição das temperaturas do verão para o outono, existe também um desafio para que os ambientes internos tragam mais conforto. Diante desse cenário, o ar-condicionado pode ser um aliado valioso durante esta temporada, permitindo que o ambiente interno fique ainda mais confortável com o ajuste da temperatura conforme o necessário.
Pensando nisso, os especialistas da Fujitsu General do Brasil – multinacional japonesa de ar-condicionado listaram dicas de como o equipamento pode ser utilizado de maneira correta durante o outono.
Escolher a temperatura corretamente
Durante o outono as temperaturas podem variar de quente durante o dia e para mais frio à noite. Por isso é importante que o ar-condicionado ofereça a capacidade de regular a temperatura interna, garantindo o conforto térmico em todas as horas do dia. Vale ressaltar que os equipamentos mais modernos não apenas resfriam o ar, mas também aquecem, mantendo níveis ideais de temperatura para o conforto humano.
Filtragem do ar
Além da queda das folhas e o aumento da atividade de alérgenos no ar durante o outono, a qualidade do ar pode se deteriorar rapidamente. Por isso, os sistemas de ar-condicionado hoje em dia estão equipados com filtros que removem partículas nocivas, com poeira, pólen e poluentes do ar, proporcionando um ambiente interno mais limpo e saudável. “Na Fujitsu além dos filtros de tela, os equipamentos possuem filtro de catequina de maçã e desodorizador de íon que remove sujeiras e impurezas que prejudicam a saúde das pessoas, mantendo sempre a manutenção periódica dos filtros”, explica Takao Matsumura, Engenheiro e Gerente do departamento técnico da Fujitsu General do Brasil.
Conforto personalizado da temperatura
Cada pessoa possui preferências individuais quando se trata de temperatura e conforto. Atualmente os sistemas de ar-condicionado modernos oferecem opções de controle personalizado, permitindo o ajuste correto da temperatura, velocidade do ventilador e outras configurações de acordo com as necessidades específicas. “Recomendamos utilizar o ar-condicionado na temperatura entre 23 e 25ºC e ajustar o modo de operação para a função automática para que mantenha a temperatura do ambiente estável, evitando desse modo o desperdício de energia”, indica Takao Matsumura.
Limpeza do ar-condicionado e consumo de energia
Em todas as estações do ano é muito importante que seja realizada a manutenção periodicamente. A recomendação é que a troca dos filtros seja realizada entre 1 ou 2 anos, conforme a utilização. Após uso do ar-condicionado em modo frio, operar a máquina no modo aquecimento para secar a serpentina, evita a formação de mofo e microrganismos. “É necessário que a limpeza e manutenção seja realizada por um profissional habilitado nas unidades internas e externas do equipamento para verificar se as unidades não foram obstruídas por poeiras e sujeiras”, explica Takao.
Takao ressalta também que é importante usar o ar-condicionado de forma responsável para evitar o desperdício de energia. “Ajustar a temperatura para um nível confortável e garantir que o ambiente não fique excessivamente frio são maneiras de usufruir dos benefícios do ar-condicionado no outono de forma eficiente”.
Ao regular a temperatura, controlar a umidade, filtrar o ar e oferecer conforto personalizado, o ar-condicionado torna o outono ainda mais agradável, permitindo aproveitar a estação tranquilamente tanto dentro de casa quanto no trabalho.