Notícias Corporativas

Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias

Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias  Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias
Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias
O reconhecimento internacional recente de São Sebastião pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade impulsionou ainda mais a reputação da cidade como um exemplo de práticas inovadoras e comprometimento com a preservação ambiental.

Maresias, o famoso destino no litoral brasileiro, está ganhando reconhecimento não apenas por suas praias, mas também pela abordagem de empresários locais ao turismo sustentável e à preservação ambiental.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, para os brasileiros, o sol, a praia e a natureza são fatores determinantes na escolha de destinos turísticos. No entanto, nos últimos anos, o turismo sustentável vem ganhando destaque, especialmente em locais como São Sebastião, no litoral brasileiro.

Neste cenário, destaca-se a importância das ações inovadoras implementadas pelo município, que transformaram a região em um modelo de como essas atividades econômicas podem prosperar em harmonia com a natureza.

A região viu suas práticas de turismo sustentável serem fortalecidas recentemente. O reconhecimento internacional de São Sebastião pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade não só coloca a cidade no mapa global de destinos eco-friendly, mas também ressalta a influência positiva desse reconhecimento em Maresias.

Assim como em Pipa (RN), onde o movimento “Preserve Pipa” buscou soluções criativas para reduzir o impacto ambiental, em Maresias, as pessoas têm se empenhado em práticas sustentáveis para preservar a beleza natural única da região.

Na esteira desse reconhecimento, empresários locais, incluindo donos de hospedarias como a Pousada Porto Mare, têm assumido um papel fundamental na promoção do turismo sustentável. 

A pousada, por exemplo, cobriu 100% do seu telhado com placas de energia solar, implementou práticas como a contratação de funcionários locais para reduzir a emissão de carbono relacionada ao transporte, e também introduziu o tratamento da água da piscina a partir do sal grosso, eliminando por completo o uso de cloro.

Conhecida por suas ondas perfeitas para o surfe e sua rica biodiversidade, a região tornou-se um local de ações comprometidas com o meio ambiente. Donos de hospedarias e comércios locais têm investido em tecnologias mais limpas para reduzir o consumo de recursos naturais.

Rodrigo Alves, enfatiza as ações sustentáveis da Porto Mare: “Incorporamos placas de energia solar em 2019, gerando 60% de nossa energia total de maneira limpa. Além disso, a conscientização dos hóspedes sobre o uso responsável de toalhas e lençóis faz parte de nossa abordagem para reduzir nosso impacto ambiental.”

A conscientização ambiental também é uma prioridade, com programas educativos para a comunidade local, incentivando práticas responsáveis. A busca por certificações do ramo demonstra o comprometimento em oferecer experiências que respeitam a flora e a fauna.

Rodrigo acrescenta: “Acreditamos que a conscientização é a chave. Informamos não apenas nossos hóspedes, mas também a comunidade local sobre práticas sustentáveis. Embora ainda não tenhamos buscado certificações, estamos comprometidos em manter um padrão elevado de responsabilidade ambiental.”

Em paralelo, o município foi reconhecido pela OMT (Organização Mundial de Turismo). Um exemplo de como a abordagem comunitária pode ser eficaz no turismo sustentável. 

São Sebastião recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, destacando-se na categoria “Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara”. Este prêmio reforça a importância das práticas sustentáveis na indústria.

O reconhecimento internacional de São Sebastião, especialmente nessa categoria, destaca o esforço conjunto de toda a comunidade em preservar não apenas a natureza, mas também a rica cultura caiçara, algo que reverbera positivamente em destinos próximos, como Maresias.

Ao enaltecer o Turismo Sustentável e Social, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado, demonstrando um compromisso com o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo. 

A iniciativa da cidade em criar essa lei é uma medida proativa que pode inspirar outras regiões a adotarem estratégias semelhantes. “Quanto mais apoio os negócios recebem para práticas sustentáveis, mais eles se interessam pelo assunto. Se o município incentiva essas práticas, todos se sentem mais motivados para aderirem”, aponta Rodrigo.

O comprometimento não apenas com a natureza, mas também com o bem-estar da comunidade, destaca a liderança de São Sebastião no turismo sustentável. A cidade apoia projetos diversos, desde pequenos projetos até a preservação da cultura caiçara, consolidando-se como um líder em práticas turísticas responsáveis.

A Porto Mare participa ativamente desses esforços, sendo parte integrante de associações locais e contribuindo para projetos que visam não apenas à preservação ambiental, mas também ao fortalecimento da cultura local.

Os esforços de empresários em Maresias e as iniciativas reconhecidas em São Sebastião destacam um movimento crescente em todo o Brasil em direção a um turismo mais consciente e sustentável.

Maresias, através de suas pousadas e empresários, está na vanguarda desse movimento, adotando práticas inovadoras que não apenas atraem turistas preocupados com a sustentabilidade, mas também estabelecem um exemplo para outras localidades brasileiras.

À medida que essas práticas se multiplicam, o país se firma como um exemplo global de como o turismo para as comunidades locais e para o desenvolvimento econômico, promovendo uma experiência de viagem mais responsável.

O comprometimento contínuo com práticas sustentáveis não só solidifica o papel de Maresias como um destino turístico responsável, mas também contribui para a construção de uma narrativa positiva para o Brasil, posicionando-o como uma referência global em turismo sustentável.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)