Notícias Corporativas

Desfile em Milão impulsiona o algodão orgânico da Paraíba

Desfile em Milão impulsiona o algodão orgânico da Paraíba
Desfile em Milão impulsiona o algodão orgânico da Paraíba
Baseada em algodão colorido orgânico, cultivado por famílias em assentamentos e comunidades quilombolas de Ingá, PB, a coleção inspirada no Maracatu é destaque em 20 de setembro, em evento de moda sustentável em Milão. Com contrato de compra garantida, o cultivo oferece segurança e atrai interesse de agricultores que, desde 2021, já aumentaram a produção em 400%

A coleção Calunga, da marca Natural Cotton Color, confeccionada com algodão orgânico da Paraíba, é uma das grandes atrações do evento de moda sustentável Beyond the Claim, em 20 de setembro, no Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci durante a Semana de Moda de Milão.

A participação nesse evento é significativa, especialmente com o mercado de moda sustentável avaliado em 7,8 bilhões de dólares em 2023, e projetado para crescer 33,05 bilhões até 2030, conforme a Coherent Market Insights. “Essa transformação do setor é impulsionada pela crescente demanda global por produtos que respeitam critérios de sustentabilidade ambiental e social, em conformidade com a Agenda 2030 da ONU, entre outras regulamentações internacionais”, explica Francisca Vieira, CEO da empresa Natural Cotton Color.

Com 35 looks inspirados nas tradições afro-brasileiras, a coleção Calunga apresenta na passarela 20 looks para celebrar o Maracatu, manifestação cultural do Carnaval da Paraíba e de Pernambuco. Criada por Francisca, em parceria com Leo Mendonça e com consultoria criativa de Elis Janoville, a coleção combina alfaiataria e detalhes artesanais como a técnica do labirinto, produzida no município de Ingá e patrimônio imaterial do Estado da Paraíba.

Vale ressaltar que o algodão tem certificação internacional de produto orgânico e os produtos da marca têm selo europeu de rastreabilidade Friend of the Earth.

Inovações têxteis unem o algodão orgânico colorido com linho e seda

No mercado têxtil global, o Brasil se destaca como o quarto maior produtor global de malhas e o quinto maior em denim, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). A presença de marcas nacionais no mercado de moda sustentável em Milão reflete um movimento estratégico para posicionar o Brasil no cenário internacional em produtos sustentáveis. O desfile da Natural Cotton Color que exibe peças em malha e denim em algodão orgânico colorido é apoiado pelo programa TexBrasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A marca lança inovações têxteis em Milão desde 2021. Entre elas, malhas e tecidos planos desenvolvidos com seda anafaia, da Bratac, além de uma sarja que combina algodão colorido e fios a base de resíduos de seda da Casulo Feliz. O jacquard, desenvolvido pela Ecosimple com grafismos inspirados na chita, incorporam a tradição cultural ao design contemporâneo. A coleção Calunga inclui colaborações com marcas de bolsas Makano e a Pacoa, que desenvolveu calçados artesanais em crochê e macramê.

A coleção é desenvolvida com algodão orgânico que nasce em tons naturais de bege e marrom, sem uso de aditivos ou corantes e cultivado por agricultores familiares em assentamentos rurais e comunidades quilombolas na Paraíba. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o cultivo não irrigado e a ausência de tingimentos geram economia de 87,5% de água na cadeia produtiva. Além do compromisso ambiental, a marca de moda mantém contratos de compra garantida com esses produtores, reforçando sua responsabilidade social.

A Natural Cotton Color é vista como uma plataforma para a expansão do cultivo do algodão orgânico, preservação de tradições ancestrais e práticas sustentáveis na indústria da moda, integrando pilares ambientais, sociais, econômicos e culturais. Em consequência, com a valorização da matéria-prima, o interesse de homens e mulheres no campo tem aumentado. De acordo com Severino Vicente da Silva, presidente da  Cooperativa Dos Agricultores do Município de Ingá e Região (Itacoop) com dados da responsável pela capacitação dos agricultores, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) “somente em Ingá, a produção de algodão orgânico na Paraíba cresceu 400% entre 2021 e 2024”, impulsionando a economia local, declarou.

O desfile em Milão deve projetar o algodão orgânico da Paraíba no mercado internacional. A expectativa é atender a demanda criando uma expansão significativa do cultivo do algodão orgânico, fortalecendo a economia local e incentivando práticas agrícolas sustentáveis que valorizam a cultura e o trabalho das comunidades envolvidas.

Beyond the Claim – desfile Natural Cotton Color  
20 de setembro de 2024 às 17 horas
Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci
Via San Vittore, 21, 20123 – Milano

RSVP: [email protected]

 


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR