Notícias Corporativas

Temporada de cruzeiros começa em Búzios com o desafio de se modernizar

Temporada de cruzeiros começa em Búzios com o desafio de se modernizar  Temporada de cruzeiros começa em Búzios com o desafio de se modernizar
Temporada de cruzeiros começa em Búzios com o desafio de se modernizar
A temporada de cruzeiros em Búzios inicia oficialmente no dia 28 de outubro. Embora consolidada no cenário internacional, a cidade enfrenta o desafio de manter sua atratividade em meio à crescente concorrência de outros portos brasileiros.

A temporada de cruzeiros em Búzios inicia oficialmente no dia 28 de outubro. Embora consolidada no cenário internacional, a cidade enfrenta o desafio de manter sua atratividade em meio à crescente concorrência de outros portos brasileiros, como o Porto de Paranaguá, no Paraná, e Bombinhas, em Santa Catarina, que investem em infraestrutura para melhorar a experiência dos cruzeiristas.

Durante a reunião anual de alinhamento, promovida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA) e a Secretaria de Turismo de Búzios, autoridades e representantes do setor discutiram os preparativos para a nova temporada. O prefeito Alexandre Martins ressaltou a importância dos cruzeiros para a economia local. “Estamos investindo em infraestrutura, segurança e reformas nos píeres para garantir que a cidade continue recebendo turistas durante todo o ano. Isso gera empregos e movimenta a economia de Búzios”, afirmou o prefeito.

Búzios, de acordo com a CLIA, é o segundo destino mais visitado por cruzeiristas no Brasil, atrás apenas de Santos. No entanto, Renê Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiro, apontou a crescente competição no setor. “Em 2022, tivemos apenas duas escalas, mas este ano aumentamos para 12. Búzios tem um enorme potencial, especialmente entre argentinos e uruguaios, que adoram a cidade. No entanto, é essencial que Búzios se equipare a outros destinos, como Balneário Camboriú, que já facilita operações de embarque e desembarque com a Polícia Federal e Receita, tornando-se mais competitivo”, destacou Hermann.

Marcos Ferraz, presidente executivo da CLIA, reforçou a importância de Búzios no cenário dos cruzeiros. “Uma pesquisa da FGV mostra que os cruzeiristas retornam à cidade para se hospedar, o que confirma sua relevância. A temporada deste ano, com um número expressivo de escalas, reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura local para garantir a competitividade”, afirmou Ferraz.

Apesar do panorama positivo, com uma temporada robusta à frente, o consenso do setor turístico é que Búzios, para garantir que a cidade mantenha sua posição de destaque no turismo de cruzeiros,  precisa continuar investindo em modernização, ao mesmo tempo em que preserva seu patrimônio natural. 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)