Notícias Corporativas

Estudo da FICO revela que americanos da geração Z não se consideram financeiramente letrados e gostariam de ter mais aulas de educação financeira e crédito

Maioria acredita que situação financeira atual melhoraria se tivesse mais acesso a recursos e educação sobre finanças pessoais

FICO (NYSE: FICO):

Destaques:

  • A maioria dos americanos (79%) acredita que as escolas de ensino médio deveriam oferecer educação financeira;
  • Mais de um em cada quatro (28%) membros da Geração Z não se considera financeiramente letrado, número significativamente maior do que os Millennials (20%), Geração X (19%) e Baby Boomers (10%);
  • 74% dos americanos acreditam que sua situação financeira atual melhoraria se tivessem mais acesso a recursos e educação sobre finanças pessoais;
  • Adultos nos EUA acham que aulas sobre pontuações de crédito e gestão de dinheiro são algumas das matérias mais úteis para se aprender na escola.

Um novo estudo da FICO, líder global em software de análise, descobriu que 3 em cada 5 americanos (60%), incluindo 50% da Geração Z (idades de 18 a 27 anos), acreditam que finanças pessoais é uma das matérias mais úteis na vida adulta que podem ser ensinadas no ensino médio – mais do que estudos sociais (40%), ciências (37%), línguas estrangeiras (26%), educação física (23%) e artes (15%). De fato, apenas matemática (66%) e inglês (65%) foram considerados mais úteis na vida adulta.

Quase três em cada cinco americanos (59%) acham que as escolas deveriam ser as principais responsáveis por ensinar as pessoas a gerenciar suas finanças, e a maioria (79%) acredita que as habilidades financeiras pessoais deveriam fazer parte do currículo do ensino médio. No entanto, menos da metade dos americanos (46%) dizem que realmente aprenderam habilidades financeiras pessoais na sala de aula.

“Essas lacunas ajudam a explicar por que a alfabetização financeira continua sendo um desafio de longa data,” diz Jenelle Dito, diretora sênior de Serviços ao Cliente na FICO. Mais de um em quatro membros da Geração Z não se considera financeiramente letrado. Isso é significativamente mais alto do que os membros das gerações Millennial (28-43 anos), Geração X (44-59 anos) e Baby Boomer (60-78 anos).

“É particularmente alarmante, considerando que os americanos quase unanimemente acreditam que a alfabetização financeira é importante para alcançar estabilidade financeira e que o acesso a mais educação poderia ajudá-los a melhorar sua situação econômica atual. No entanto, um quarto dos adultos da Geração Z afirma que a falta de habilidades financeiras pessoais os impediu de alcançar seus objetivos financeiros no último ano”, acrescentou ela.

Quase todos (98%) os americanos – incluindo 99% dos adultos da Geração Z – acreditam que a alfabetização financeira é importante para alcançar a estabilidade financeira. Além disso, quase três quartos (74%) dos entrevistados acham que sua situação financeira atual melhoraria se tivessem mais acesso a recursos/educação financeira. Esse número é ainda maior entre os adultos da Geração Z, com 9 em 10 (90%) relatando isso.

Educação sobre Crédito é um Elo Perdido para a Geração Z

Entender como funcionam as pontuações de crédito foi citado pelos adultos da Geração Z como uma das habilidades de alfabetização financeira mais importantes (60%), perdendo apenas para a gestão de uma conta corrente ou poupança (64%). No entanto, muitos jovens adultos podem se sentir despreparados para gerenciar seu crédito de forma responsável.

Embora quase dois terços dos adultos da Geração Z (61%) acreditem que sua pontuação de crédito seja uma representação justa de sua saúde financeira geral, mais de 1 em cada 4 (28%) não se sente no controle de sua pontuação de crédito. Menos da metade (46%) dos adultos da Geração Z verificaram sua pontuação de crédito no último ano para melhorar a saúde financeira e cerca de um em seis (16%) nem sequer sabe onde encontrar essa informação. Cerca de um em cinco (21%) dizem que carecem das ferramentas ou do conhecimento para entender e gerenciar sua pontuação de crédito.

“Garantir que os jovens de hoje tenham acesso a recursos para adquirir conhecimento prático e habilidades para a vida é fundamental para o sucesso futuro deles”, disse Sally Greenberg, CEO da National Consumers League (NCL). “A educação financeira pessoal, incluindo sobre crédito, é essencial para fomentar a próxima geração de consumidores seguros.”

Fechando a Lacuna de Educação sobre Crédito

“A FICO entende que ainda há muito trabalho a ser feito. Continuamos comprometidos em expandir a conscientização sobre as ferramentas e programas que existem para enfrentar essa lacuna. No âmbito de políticas públicas, há legislaturas estaduais exigindo que as escolas incorporem a educação financeira em seus currículos, o que é um passo importante na direção certa,” disse Dito.

Embora a pesquisa da FICO tenha revelado que uma ligeira maioria dos adultos da Geração Z (61%) acha que as escolas deveriam ser as principais responsáveis por educar as pessoas sobre como gerenciar suas finanças, como usar crédito de forma responsável, gerenciar dívidas e poupar para a aposentadoria, 43% disseram que bancos e instituições financeiras deveriam ser os mais responsáveis por fornecer essa educação.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida no formato online nos Estados Unidos pela Harris Poll em nome da FICO de 27 a 29 de agosto de 2024, com 2.092 adultos americanos com 18 anos ou mais. Os respondentes da Geração Z tinham de 18 a 27 anos; os Millennials tinham de 28 a 43 anos; a Geração X tinha de 44 a 59 anos; e os Baby Boomers tinham de 60 a 78 anos.

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) impulsiona decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperar. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO possui mais de 200 patentes nos EUA e no exterior em tecnologias que aumentam a lucratividade, a satisfação do cliente e o crescimento de empresas nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países fazem de tudo, desde proteger 4 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até melhorar a inclusão financeira e aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, usado por 90% dos principais credores nos EUA, é a medida padrão de risco de crédito do consumidor nos EUA e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de risco, o acesso ao crédito e a transparência.

Saiba mais em https://www.fico.com/en.

Participe da conversa em https://x.com/FICO_corp & https://www.fico.com/blogs/.

Para notícias e recursos de mídia da FICO, visite https://www.fico.com/en/newsroom.

FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.

Contato:

Informações para imprensa

InPress Porter Novelli

Cibely Toller – [email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG