Ponta Grossa

4.301 candidatos realizaram o Vestibular de Outono da UEPG

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/d607e32b6164298a3537a30d75149295.jpg

O tempo frio não desmotivou os candidatos que realizaram o Vestibular de Outono da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizado neste domingo (20). Dentre olhares atentos e mãos segurando firme o material necessário para a prova, o sonho de ser aluno levou os 4.301 pessoas a disputarem as 763 vagas, distribuídas em 39 cursos de graduação. A taxa de abstenção deste edição foi de 32%. Dos 6.325 candidatos inscritos, 2.024 não compareceram.

[RELACIONADAS]

A prova aconteceu durante todo o dia – manhã e tarde, em 27 locais em 13 cidades do Paraná. Nesta edição, o curso mais concorrido foi Medicina, com 168,4 candidatos por vaga; seguido de Engenharia de Software, com 16,4 candidatos/vaga; Direito Noturno (13,8); Enfermagem (13,1); e Odontologia (12,7).

Vitória Hass sabe bem o que é fazer parte da família UEPG. Aluna formada pelo Colégio Agrícola Augusto Ribas (Caar), que prepara os alunos para as provas desde o primeiro ano do ensino médio, ela tenta pela segunda vez uma vaga no curso de Direito. “Faltaram só 22 pontos para eu passar da última vez”, relembrou.

A pouca preparação do ano passado foi compensada com muito estudo para o Vestibular de Outono. “Esse ano eu me preparei mais. Tem aquele nervosismo, que acho que é normal, mas agora sei que vou tirar aqueles 22 pontos para mais”, disse.

Diferentemente de Vitória, não será a primeira vez que Patrícia Cristina Souza tenta ser acadêmica do ensino superior. A candidata tenta a terceira graduação; dessa vez na UEPG. “Eu já saí do ensino médio faz 10 anos e agora estou tentando cursar Pedagogia, porque sempre tive muita afinidade e interesse pela área”, descreveu.

O fato da UEPG ter retornado de maneira 100% presencial neste ano deixou Patrícia mais segura para enfrentar a prova. “Deu um alívio ver que retornou ao presencial, senti mais segurança para estudar, porque sei que poderei frequentar as aulas de maneira presencial e seguindo os protocolos de biossegurança”, destacou.

O dia do Vestibular envolveu, além de candidatos e fiscais de prova, as famílias dos vestibulandos. Samira Vitória Vieira estava acompanhada do avô antes de entrar para a sala. O processo seletivo da candidata acontece desde 2021, já que Samira escolheu concorrer a uma vaga de Licenciatura em Artes Visuais. O Teste de Habilidades Específicas (THE), voltado para os cursos de Música e Artes Visuais, aconteceu em dezembro do ano passado.

“Como escolhi Artes e me dediquei para o THE, agora foquei em sair bem na redação. Estou um pouco nervosa, mas acredito que vai dar tudo certo”, disse. O avô Francisco endossou a fala da neta. “Tem que ter confiança e acreditar que ela vai conseguir passar, estamos acreditando nisso”.

COLABORAÇÃO – O Vestibular de Outono contou com a colaboração de 881 pessoas, entre coordenadores, fiscais de sala, fiscais de corredor, operadores de detector de metal, serviço de limpeza e copa, serviço médico e motoristas. O trabalho da equipe acontece por, no mínimo, 10 horas seguidas.

[RELACIONADAS]

RESULTADO – O resultado do Vestibular de Outono está previsto para ser divulgado em 25 de abril. As informações sobre a matrícula dos aprovados no Vestibular de Outono, bem como do Vestibular de Primavera e PSS 3 também serão publicadas até 5 de abril no site da UEPG.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango