Notícias Corporativas

PPP inédita inicia construção de habitações sociais na Mooca

PPP inédita inicia construção de habitações sociais na Mooca
PPP inédita inicia construção de habitações sociais na Mooca
Parceria entre Cohab, CDHU e setor privado criará moradias com qualidade arquitetônica e paisagística a preço social no bairro, integrando obra e gestão por 20 anos

A Mooca é um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, lar de diversas opções gastronômicas, escolas, hospitais, espaços de lazer e até um time de futebol próprio. Fundado no século 16 por um grupo de jesuítas, o bairro foi aos poucos sendo povoado por imigrantes italianos e se tornou uma das regiões centrais da capital paulista, com acesso facilitado às quatro zonas da cidade por meio das estações Bresser-Mooca, da linha 3-Vermelha do metrô, e Mooca, da CPTM. Por todas essas características, a Mooca está entre as regiões de São Paulo onde os imóveis registram maior valorização: com o metro quadrado a R$5.320, ela é um dos 23 bairros onde o preço de venda dos imóveis está 35% acima do valor real, segundo dados do Índice Preço Real Exame-Loft.

Aproveitando a infraestrutura de comércio, serviço e transportes da Mooca, uma parceria público-privada habitacional (PPP) inédita entre a prefeitura de São Paulo e empresas desenvolvedoras imobiliárias busca trazer para o bairro uma série de projetos de moradia de qualidade arquitetônica e paisagística, ampliando a oferta de imóveis acessíveis na região. O projeto também se estende a um terreno na Anália Franco, bairros entre os mais bem servidos de opções de transporte e oportunidades de trabalho da cidade. 

Além de trazer ao centro da capital paulista uma modalidade de incorporação imobiliária que geralmente se aloca em regiões afastadas e com pouca infraestrutura na cidade, a PPP também inova ao inserir nos condomínios comércios e serviços no térreo em edifícios sem muros, utilizando para isso o mecanismo de fachadas ativas previsto pelo Plano Diretor Estratégico, de lojas no nível da rua. Outra novidade é que a empresa responsável assume também a gestão condominial durante vinte anos. “Ao ir além da entrega das unidades e cuidar também da gestão, garantimos a devida manutenção e controle dos valores do condomínio e dos serviços prestados, contribuindo para uma mudança socioeconômica em toda uma geração, algo bastante raro nos projetos de moradia social”, afirma Gustavo Partezani, diretor da Teen Desenvolvimento Imobiliário. A companhia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pelas empresas Engeform Engenharia e Telar Engenharia para assumir o investimento de R$ 400 milhões e produzir 2.760 apartamentos no total. 

Sete lotes compõem a parceria e devem abrigar famílias com renda mensal de 1 a 6 salários mínimos. Um dos principais critérios para a seleção será o cadastro habitacional da Secretaria Municipal de Habitação e também da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), vinculada à prefeitura. Enquanto a Teen assume a execução das etapas de obra e a gestão dos empreendimentos, do lado do poder público integram a parceria tanto a Cohab quanto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), vinculada ao governo do Estado de São Paulo. O déficit habitacional estimado na cidade de São Paulo é de 474 mil domicílios, dos quais 368 mil se referem a famílias com renda mensal bruta de até 6 salários mínimos.

 

Bresser II em obras

O primeiro dos 7 empreendimentos previstos pela PPP já se encontra em fase de instalação das fundações. Trata-se do Bresser II, que reúne quatro torres totalizando 290 unidades com dois dormitórios e varanda, dispostas em edifícios sem muros, lojas no térreo e integradas a uma praça de 2.000 m2, entre a Rua Bresser e a Rua dos Trilhos, a poucas quadras da estação Bresser–Mooca da Linha Vermelha. 

O condomínio Ipê será composto por três torres e 216 apartamentos de 50 m², além de brinquedoteca, salão de filmes e jogos, academia e sala multiuso. As mesmas facilidades são encontradas no prédio vizinho, o Paineira, com 68 unidades de 48 m².

Assim como o Bresser II, outros dois lotes objeto da PPP se localizam no entorno do Parque da Mooca, área verde de 67 mil metros quadrados onde até 1941 funcionou o Jóquei Clube da Mooca.

Como parte das contrapartidas assumidas pela Teen, estão previstas ainda a instalação de equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde e ciclovias. A empresa assumiu ainda, por meio de um convênio, a reforma de duas bibliotecas públicas da região.

A biblioteca Affonso Taunay, situada na Rua Taquari, 549, bem em frente ao empreendimento Bresser II, será totalmente reformulada para acomodar o acervo de maneira mais racional e segura, além de abrigar salas multiuso e melhorias de acessibilidade. Já a biblioteca Adelpha Figueiredo, que fica na Praça Ilo Ottani, 146, no Pari, será reformulada para dar mais conforto à programação cultural atual e adequar sua área externa, hoje subutilizada.

Integração com o entorno

A iniciativa teve início ainda em 2013, a partir do mapeamento de áreas ociosas da cidade com potencial de abrigarem edifícios no âmbito do Programa Casa Paulista, coordenado pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. O modelo foi replicado no município e agora começa a produzir as primeiras habitações. No caso dos lotes atendidos pela Teen na Mooca, o intuito é instalar como moradores pessoas que já trabalham na região e assim melhorar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento local.

Embora estejam voltados a atender o público dos programas de habitação, os projetos arquitetônicos desenvolvidos no âmbito da PPP não vinculam sua identidade a perfis pré-estabelecidos. Foram concebidos para durar e em sintonia com as melhores práticas construtivas e de desenho da paisagem. Os condomínios abrigarão ainda serviços e espaços de lazer integrados de maneira a criar um ecossistema de benefícios tanto para quem vive nas unidades como para toda a vizinhança.

Comprometendo-se a realizar a gestão de seus empreendimentos durante 20 anos, a Teen trabalhará ativamente para a manutenção da infraestrutura do bairro, proporcionando oportunidades de transformação de vida às famílias beneficiadas pelo projeto, gerando um impacto social positivo para toda a população da capital. 

 

Os projetos da TEEN podem ser conferidos em:

https://teenimobiliario.com.br/


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI