Notícias Corporativas

Curitiba pode se tornar Capital do Turismo Ferroviário

Curitiba pode se tornar Capital do Turismo Ferroviário
Curitiba pode se tornar Capital do Turismo Ferroviário
Projeto de lei busca promover o desenvolvimento econômico e cultural da capital paranaense a partir do turismo ferroviário. Para representante do segmento, iniciativa é bem-vinda e tem potencial para atrair novos visitantes e investimentos

Conhecida nacionalmente pelas baixas temperaturas, pelos parques e por atrações turísticas como o Jardim Botânico, Curitiba (PR) pode se tornar em breve a Capital do Turismo Ferroviário. É o que propõe um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Vereadores, onde aguarda aprovação.

O texto cita que o objetivo, ao conferir esse título, é promover o desenvolvimento econômico e cultural do município, bem como valorizar o seu patrimônio cultural e histórico. De acordo com a proposta, o poder público ficará responsável por divulgar políticas que incentivem o turismo ferroviário.

A justificativa do projeto (que, após ser apresentado, passou por adequações no texto) afirma que a capital paranaense tem uma histórica ferroviária que remonta a séculos, possuindo também estações centenárias, infraestrutura bem preservada e paisagens naturais propícias para o turismo.

Na condição de representante do setor turístico, Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que contempla a unidade Euro Suíte Curitiba Batel,  vê com bons olhos a possibilidade de Curitiba se tornar a Capital do Turismo Ferroviário.

“Vejo o turismo ferroviário como uma oportunidade única de resgatar e valorizar a história, ao mesmo tempo em que se oferece uma experiência diferenciada para os visitantes. A cidade já tem a famosa linha de conexão entre Curitiba e Morretes, que encanta tanto moradores quanto turistas com suas paisagens deslumbrantes”, explica Aly.

A linha ao qual o executivo faz referência percorre a Serra do Mar paranaense em uma ferrovia centenária. Durante o trajeto, os passageiros podem vislumbrar montanhas, vales e rios. 

“Esse tipo de turismo, com seu toque nostálgico e educativo, desperta o interesse de várias gerações e mantém vivo um modo de transporte que, embora hoje menos comum, carrega um charme inegável. Por isso, acredito que a cidade tem uma base sólida para desenvolver ainda mais essa modalidade”, avalia. 

Além disso, Aly aponta que o investimento no turismo ferroviário em Curitiba beneficiaria cidades vizinhas ‒ a exemplo do que já acontece com a linha com destino a Morretes, ele acredita que seria possível criar roteiros regionais e conectar a capital com outros pontos turísticos no Paraná.

“Se bem estruturado e divulgado, o projeto [de Capital do Turismo Ferroviário] tem potencial para colocar Curitiba em destaque nacionalmente, atraindo tanto investimentos quanto turistas que buscam novas experiências. Sem contar que o Brasil não tem tantas cidades que exploram esse segmento”, argumenta Aly.

O diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis faz, no entanto, uma observação. Para que a iniciativa dê certo, ele ressalta que, além da aprovação na Câmara e sanção pela Prefeitura, é necessário um planejamento cuidadoso, com a modernização da infraestrutura ferroviária e a criação de novos roteiros que despertem a curiosidade e o interesse de um público diverso.

Euro Suíte Curitiba Batel 

O Euro Suite Curitiba Batel, pertencente à Rede Nacional Inn de Hotéis, está localizado na Rua Benjamin Lins, próximo à Rua 24 Horas.

A unidade é pet-friendly e conta com Wi-Fi gratuito, academia 24 horas, centro de convenções (para organização de conferências e eventos sociais) e café da manhã incluso na hospedagem.

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/euro-suite-curitiba-batel


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG Volta do X: Relembre o bloqueio no Brasil Vereadores(as) eleitos(as) em PG Candidatas à Rainha da München 2024 Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024