Categorias: DestaqueEconomia

ACIPG articula parcelamento de débitos e redução de juros nas dividas do ISS em Ponta Grossa

Em entrevista ao portal Boca no Trombone, o advogado e presidente do Comitê Tributário da ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa), Ricieri Gabriel Calixto, expressou preocupações em relação à reforma tributária em âmbito nacional, estadual e municipal, e falou sobre a revisão do pagamento de débitos referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS) no município.

Segundo Calixto, a aprovação da reforma foi realizada de forma despreparada e sem muitos esclarecimentos sobre a aplicação para os empresários. A principal preocupação é que a proposta, que deveria simplificar e reduzir a carga tributária, está resultando em maior concentração de poder de arrecadação na esfera da União, com menos recursos destinados aos municípios e estados. “Nós acreditamos que pode ser que melhore, hoje, o texto aprovado em 1º e 2º turno, foi aprovado muito rápido e isso nos preocupa por questões que não foram feitos estudos, houveram muitos substitutivos, mas há sim uma intenção de simplificar”, destaca.

Leia também: Ratinho Junior afirma que reforma tributária é um avanço para o Brasil

PARCELAMENTO DE DÉBITOS

Além da reforma, o presidente do Sindicato também destacou a importância da revisão do pagamento de débitos referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS) no município. O pedido se dá devido à recente implementação do convênio nº 056/2023 entre Prefeitura e Receita Estadual, o qual visa ter acesso a informações de empresas contribuintes, cruzando dados entre pagamentos, receitas e despesas e a contribuição ao ISS com o objetivo de reduzir o índice de inadimplência no município.

O Comitê Tributário da ACIPG solicitou à Prefeitura que altere a legislação a respeito da cobrança de débitos do ISS, alterando o pagamento do parcelamento em até 60 vezes dos débitos vencidos de ISSQN, em vez das atuais 48 vezes, a fim de possibilitar maior adesão por parte dos contribuintes.

Assista a entrevista ao vivo:

Leia também: País tem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência, diz IBGE

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Definida a tabela do Operário para o Paranaense 2025

Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…

% dias atrás

Senac Ponta Grossa promove encontro especial com fornecedores

Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…

% dias atrás

Idoso é preso em flagrante por feminicídio da esposa em Guamiranga

De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…

% dias atrás

Mariantonieta Pailo Ferraz é eleita 16ª presidente da OAB subseção Ponta Grossa

Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem

% dias atrás

Prefeitura inicia bloqueio de ruas centrais para desfile da MünchenFest

Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…

% dias atrás

Presidente da Acecastro fala sobre ‘Black Week’ que terá descontos e prêmios a clientes em Castro

A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade