Em alusão ao “Agosto Azul”, mês dedicado a sensibilizar os homens sobre a importância dos hábitos saudáveis, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação e Limpeza Pública de Ponta Grossa e Região participaram de uma entrevista exclusiva no portal Boca no Trombone.
Durante a conversa, foram discutidas orientações cruciais para os trabalhadores, as atividades de conscientização realizadas pelo Siemaco ao longo dos anos, os serviços médicos disponibilizados e os direitos legais que garantem acesso e qualidade de vida a esses trabalhadores.
Promoção da Saúde
A presidente do Siemaco Ponta Grossa, Maria Donizete Teixeira Alves, reforçou que o sindicato realiza há vários anos a campanha de conscientização aos seus trabalhadores homens, assim como outras campanhas à favor de seus membros. “Como nós temos muitos trabalhadores homens, como os coletores de lixo, porteiros, jardineiros, assim como fazemos no outubro rosa, dedicamos esse mês à saúde dos nossos trabalhadores do Siemaco”, disse a presidente.
Prevenção e Orientações
O clínico geral do Instituto de Saúde do Trabalhador, Dr Rodrigo Daniel Manjabosco, falou sobre os alertas que os homens devem estar atentos, não só durante o mês de agosto. “Nessas campanhas nós desenvolvemos prevenção, buscamos fazer exames, análises, conversar com nossos trabalhadores para que eles façam todos os exames para prevenir as doenças”, disse Manjabosco.
Exames de rotina, como para verificar o nível de colesterol, é um exemplo que Manjabosco cita, como uma forma de prevenir o entupimento de veias do coração, ou até mesmo o teste de diabetes para evitar complicações, não só no trabalho mas como na vida em geral. O clínico lembra também que, comumente, os homens são acostumados com uma alimentação mais desregrada, algo que pode elevar o risco de desenvolver doenças que não são visíveis.
Direitos Trabalhistas
Alfani Alves, dirigente sindical, explicou que o Sindicato nada pode fazer, se não sabe o que acontece com seus trabalhadores. É a partir das situações levadas pelos trabalhadores, que o Sindicato consegue agir mediante os direitos e garantias previstos em lei, como explica Alves. “É importante o trabalhador entender dessa necessidade de se organizar, não basta só o sindicato fazer o seu papel. É necessário que ele também possa se agregar junto do sindicato e trazer as dificuldades enfrentadas durante a atividade de trabalho”, reforçou.
Assista abaixo a entrevista completa:
Leia também: Família de jovem com doença genética pede ajuda para comprar cama hospitalar
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade