Agronegócio

Agroleite espera receber 120 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios

Agroleite 2024 Boca no Trombone Agroleite 2024
Acompanhe a cobertura do Agroleite com o Portal BnT. Evento acontece até sexta-feira no Parque de Exposições Dario Macedo, na Castrolanda Expo Center

A 24ª edição do Agroleite em Castro, feira considerada a vitrine da tecnologia leiteira da América Latina e Capital Nacional do Leite, espera receber até 120 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios. Com entrada gratuita, o evento acontece até sexta-feira (9) na Castrolanda Expo Center, no Parque de Exposições Dario Macedo.

Esse ano, o evento conta com 104 patrocinadores, 330 empresas marcam a presença na feira e 580 animais estão em exposição.

Em conversa com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, disse que a feira significa um ambiente promissor para discutir inovação. “Estamos falando da principal bacia leiteira do Paraná, um estado que ocupa 2,34% do território nacional e é a segunda maior bacia leiteira do Brasil. Isso só é possível porque tem a Capital Nacional do Leite e suas cidades periféricas. Aqui pulsa inovação, tecnologia, produtor dedicado e isso é muito importante”.

O secretário explica que a feira tem como objetivo trazer produtores e visitantes de vários lugares. “Primeiro porque tem um parque muito bonito e a dedicação da Cooperativa Castrolanda e do município, só isso se torna uma atração. Segundo é que todo produtor de leite do Paraná vem aqui para ver o que tem de ponta. Então, você está com o Governo do Estado, com as secretarias, com os colégios agrícolas e também com os principais produtores do país”.

Leia também: 24ª edição do Agroleite é aberta oficialmente em Castro

A reportagem também questionou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), quais ações e novidades estão para serem apresentadas nesse ano. “Está previsto para esse mês de agosto, o lançamento do programa ‘Irriga Paraná’, onde queremos tornar nossas propriedades mais resiliente no ponto de vista hídrico. Porque a gente vive uma situação que se chove um pouco mais você tem erosão e se chove um pouco menos se tem escassez. Com isso, queremos ajudar o produtor a implantar sistema de irrigação, para que se tiver seca, ele consiga a produzir um pouco mais na sua propriedade […]”, disse Natalino Avance de Souza. Ele também conta que foi lançado pelo governo o Programa Rota do Progresso e também que será anunciado um programa de apoio a agroindústrias.

Para o pecuarista e expositor, Adriano Kok, que já participa do evento há 15 anos do Agroleite, detalha que é uma feira muita representativa para a região. “Os animais que levamos para o Agroleite são escolhidos e separados. Temos um dieta separada para todos os animais e tentar manter elas em um escore corporal mais fino e descarnado, para trazer elas bonitas na pista. As vezes se separa um ano e meio antes e o foco maior é 60 dias antes de estar na feira. Eu levo os animais para participar da exposição e julgamento, como se fosse a Miss Paraná, a mais bonita do Estado, para disputar por categorias que são separadas por idades”.

De Santa Cecília (SC), a visitante e pecuarista, Analita Luvisa, também marcou presença no Agroleite, para acompanhar as tendências do agronegócio. Ela detalha que além de encontrar novidades, tomou várias decisões e fechou algumas parcerias. Além de visitar a feira, também vai conhecer algumas propriedades que faz parte durante o evento.

Assista a reportagem completa sobre o evento com a repórter Kauana Neitzel e imagens de Matheus de Lara:

Abertura

A abertura oficial do evento aconteceu pouco depois das 9h30 de terça-feira (6), na Praça Central do local, com a presença do vice-governador Darci Piana e outros representantes políticos, órgãos e empresas. O momento também contou com o hasteamento de bandeiras, inauguração de um monumento em homenagem a imigração e a origem da Cooperativa Castrolanda e também sobre uma homenagem a jornalista e idealizadora do Agroleite, Leila Gomes.

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo de hoje (15) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13) Previsão do Tempo de hoje (10) Previsão do tempo de hoje (9) Obra da “Saúde” inacabada em Castro