Nos últimos dias o Portal BnT Online noticiou um caso de racismo que ocorreu entre os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde a Ouvidoria da instituição investiga uma troca de mensagens. A UEPG se manifestou sobre o caso na manhã de hoje (22), onde afirmou ter afastado sete alunos envolvidos no caso.
“Em até 30 dias, com o término do inquérito administrativo que apura o caso, os infratores podem sofrer as medidas disciplinares previstas no regimento institucional, que tem como uma das possibilidades de resultado a exclusão dos estudantes do quadro discente da instituição.” afirmou a nota enviada pela UEPG.
O caso já estava sendo investigado desde o mês passado pelo Ministério Público do Estado do Paraná, quando a denúncia foi encaminhada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG. A instituição ainda afirmou que irá intensificar as ações de sensibilização dos direitos humanos.
Relembre o Caso
Os prints da conversa foram registrados entre 20h48 e 21h01, onde cerca de 10 alunos enviaram poucas mensagem de texto, sendo a maioria compartilhado em forma de “figurinhas”, com conotação racista e homofóbicas. Uma das primeiras “figurinhas” enviadas diz “Opa Opa Preto aqui não”, seguida por um desenho escrito “Se eu ganhasse um real cada vez que sou racista, provavelmente um preto filha da puta iria me roubar”, onde tem um homem com a suástica no peito.
[RELACIONADAS]
A interação segue com a foto de uma criança branca em cima de uma uma criança negra, como se estivesse “cavalgando , e outra figura com a frase “Uma vez eu estava andando na rua e vi um negro um com Ps4 na mão e pensei ‘Parece o meu’, mas aí lembrei, o meu estava em casa engraxando meu sapato”. A imagem com a frase “toda vez que alguém posta essa figurinha um preto é baleado” é publicada diversas vezes em sequência no grupo. Nas mensagens aparece também a figura de dois bonecos, onde um chuta o outro com as cores da bandeira LGBTQIA+. Além de outras imagens que fazem apologia a violência contra homossexuais.