Destaque Ponta Grossa

AMCG destaca conquistas da Marcha dos Prefeitos

Reivindicações dos municípios foram levadas até o Governo Federal
Reivindicações dos municípios foram levadas até o Governo Federal
Reivindicações dos municípios foram levadas até o Governo Federal

Saúde, Assistência Social, Previdência e Educação, além de temas mais polêmicos, como Reforma Tributária e da Previdência, foram debatidos durante os quatro dias da XXIV Marcha dos Prefeitos à Brasília organizada pela Confederação nacional dos Municípios (CNM), que se encerrou nesta quinta-feira, dia 30.

Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) se uniram aos mais de dez mil representantes municipalistas e reivindicaram ações do Governo Federal. “Nós prefeitos vivenciamos o dia a dia da população, conhecemos de perto os seus anseios. Estamos na ponta das reivindicações e precisamos ser ouvidos, tanto pelo Estado como pela Federação”, avalia o presidente e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro.

Acompanhado de toda a diretoria da AMCG, da vice-presidente e prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, do tesoureiro e prefeito de Arapoti, Irani Barros, e do secretário e prefeito de Tibagi, Arthur Nolte, Carneiro comandou a delegação dos Campos Gerais à Capital Federal. Também estiveram presentes os prefeitos de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, de São João do Triunfo, Abimael do Vale, de Ventania, José Luiz Bittencourt e a vice de Ipiranga, Ivonete Goebel Costa.

Leia também:
Ponta Grossa participa da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representando a presidência da República, o vice Geraldo Alckmin, e diversos ministros participaram da Marcha e apresentaram propostas aos presentes. “Foram muitos os assuntos debatidos. É um momento em que os gestores apresentam um panorama de seus municípios”, conta o presidente da AMCG. Em seu discurso, Alckmin destacou os governos municipais. “A Marcha dos prefeitos pode se chamar também a Marcha do povo. Quanto mais fortalecermos o governo local, que está mais próximo da população, quem ganha é a sociedade”, disse.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também reforçou o municipalismo, e a importância do Pacto Federativo. “Estamos em um esforço concentrado para depois da pandemia tentar minimamente organizar o orçamento e as receitas. O pacto federativo no Brasil é perverso e equivocado. Os recursos ficam concentrados na mão do governo federal, que não tem a responsabilidade de comprar o remédio, fazer escolas. É na porta do prefeito que o cidadão bate e sei das dificuldades. Deixo aqui o meu reconhecimento a cada um dos senhores, porque já passei por isso”, pontuou.

Destaques

Entre os destaques da Marcha, os prefeitos ressaltam a promessa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de prorrogar a nova Lei de Licitações para março do próximo ano. “Os municípios estão com dificuldades para adaptação. Assim poderemos nos organizar melhor e atender corretamente a legislação”, avalia o presidente da AMCG.
Ainda durante o período da Marcha, a comitiva da AMCG aproveitou para percorrer os gabinetes dos deputados federais, entre eles os representantes da região Aliel Machado e Sandro Alex. “É um momento que podemos aproveitar para estreitar relações e apresentar emendas”, finaliza Carneiro.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR