Política

Anderson Torres chega ao Brasil e é preso pela PF

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, é o entrevistado do programa A Voz do Brasil

O ex-ministro da Justiça brasileiro, Anderson Torres foi preso na manhã de hoje (14) ao desembarcar no aeroporto de Brasília. O mandado de prisão foi emitido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Alexandre de Moraes, que emitiu a ordem ainda nos últimos dias; o político estava de férias nos Estados Unidos e disse que voltaria ao Brasil para responder aos questionamentos.

Ele segue preso no 4º Batalhão da Polícia Militar (PM), no Guará, onde segue a disposição da justiça. Em nota a Polícia Federal informou que Torres “foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Brasília e encaminhado para a custódia, onde permanecerá à disposição da Justiça”. “As investigações seguem em sigilo.”

PF encontrou decreto para alterar resultado das eleições

A Polícia Federal encontrou na casa do ex-ministro da justiça, Anderson Torres, um documento de minuto (proposta) de decreto para que Jair Messias Bolsonaro decretasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda ocupava o cargo de presidente do Brasil. Segundo o documento, o objetivo era reverter a possível vitória do petista Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Vale ressaltar que enquanto minuta/esboço ainda restavam serem feitas análises no documento para aí ele se tornar oficial; ainda não se sabe se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem relações com o decreto. O documento foi encontrado a pouco na casa de Anderson Torres, que teve a prisão decretada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Alexandre de Moraes.

O esboço do decreto foi encontrado no armário do ex-ministro durante o cumprimento de um mandado de busca emitido também pelo Superior Tribunal de Justiça.

Anderson estava fora do país

A defesa do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, informou que seu cliente retornará dos Estados Unidos ao Brasil, assim que conseguir lugar em um voo. O advogado Demóstenes Torres, que integra a defesa do ex-secretário, atribuiu a dificuldade de seu cliente de regressar ao país à pane no sistema de controle de voos norte-americano.

“A informação que temos é que ele está tentando comprar passagem e pretende retornar ao Brasil tão logo seja possível, para cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes – decisão que foi respaldada [pelos demais ministros do] Supremo Tribunal Federal”, disse Demóstenes à Agência Brasil, no fim da manhã de quinta-feira (12). Segundo o advogado, Anderson Torres pode viajar ainda nesta quinta-feira.

Delegado federal de carreira e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres assumiu a secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no último dia 2. Quatro dias depois, após substituir ocupantes de cargos chaves na segurança, viajou de férias para os Estados Unidos.

No domingo (8), vândalos e golpistas que participavam de atos antidemocráticos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), evidenciando as falhas no esquema de segurança montado.


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG