Campos Gerais Ponta Grossa

Aplicativo aproxima familiares de idosos e cuidadores

Familiares de idosos passam a contar com uma nova ferramenta na hora de contratar um cuidador ou profissional da área de saúde. Trata-se do aplicativo  ‘Américo Cuidador de Pessoas Idosas e Enfermas’, idealizado pelo empreendedor paranaense, Luiz Américo Oliveira de Souza. O app foi desenvolvido para atender na região de Ponta Grossa, cidades dos Campos Gerais do estado, mas já começa a ganhar outras regiões do país. 

A aplicação pode ser acessada tanto em notebooks, quanto em celulares ou tablets. Para se cadastrar é preciso atender a uma série de requisitos. O cuidador de idosos deve comprovar, no mínimo, 120 horas de experiência na carteira de trabalho ou como microempreendedor individual da área. Além disso, é preciso apresentar o atestado de antecedentes criminais nas esferas federal e estadual.

No caso de técnico/auxiliar de enfermagem ou enfermeiro é necessário comprovar registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e atestado de antecedentes criminais.  “Após o pré-cadastro são verificados todos os documentos para que possamos validar a inserção do profissional”, explica o idealizar do aplicativo.

Já para os familiares interessados na contratação de um cuidador também é necessário fazer um cadastro com nome, endereço e CPF e especificar quais serviços necessita: plantão hospitalar ou domiciliar, banhos ou curativos e acessar a agenda disponível no aplicativo.

“Após o processo, o familiar poderá conversar com o cuidador e fechar o serviço. Dez por cento do valor fica para o aplicativo”, diz Américo. Hoje são 27 profissionais com o cadastro aprovados. Outros 80 em pré-cadastro e a expectativa é que o número aumente.

Conforme Luiz Américo, o desenvolvimento da ideia surgiu por conta do volume de indicações que fazia diariamente. “Tenho experiência em casas de famílias, plantões hospitalares e em asilo. Hoje tenho três grupos no WhatsApp, que geraram mais de 100 trabalhos no decorrer de três anos. Estamos hoje com 100 cuidadores, onde, muitas vezes, discutíamos uma base de valores e indicávamos trabalho”, conta. Foi após perceber que isso poderia ser uma nova fonte de renda que Américo procurou auxílio do Sebrae/PR, em 2020. “O Sebrae me ofereceu todo o direcionamento necessário para o desenvolvimento do negócio”, revela.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano, o primeiro ponto a ser analisados por uma startup é se a ideia é inovadora e se resolve um problema real, requisito essencial para essa atividade. Isso reflete diretamente na viabilidade e no mercado.  

“Neste caso, o empreendedor visualizou uma ‘dor’ que existia na comunidade local e nos procurou para auxiliá-lo. Essa proatividade faz toda a diferença e é isso que sempre estimulamos em empreendedores, uma vez que existem grandes oportunidades, em diversas áreas, em todo o país”, comenta.  


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG