No dia 13 de março, última quarta-feira foi fundada em Ponta Grossa a Associação Canábica dos Campos Gerais.
A associação tem como principal objetivo promover a educação e a disseminação de conhecimentos acerca dos benefícios e propriedades terapêuticas da Cannabis, bem como dos modos, práticas e usos relativos a ela, de maneira que se possa garantir a universalização do acesso aos seus usos terapêuticos e tradicionais.
A criação da associação canábica vem na esteira da aprovação da Lei 14.932/2023 que estabelece programa para distribuição de medicamentos de derivado da Cannabis no Sistema Único de Saúde em Ponta Grossa.
Segundo Denise Oliveira Bispo – que é mãe de paciente que faz uso de remédio a base de canabidiol – presidente da entidade “de imediato vamos atuar para que a população de baixa renda tenha acesso aos medicamentos a base de Canabis, mas no futuro pretendemos garantir o plantio e a produção própria”.
De acordo com João Luiz Stefaniak, assessor jurídico da entidade, e integrante do Mandato Coletivo que é um dos autores da lei municipal “os próximos passos agora é encaminhar a formalização da associação canábica, para então poder representar os seus associados junto aos poderes públicos”.
Leia também: Salustiano diz que PL poderá ter candidato próprio a prefeito e coloca o nome à disposição