Alguns atletas estão questionando a concessão da bolsa do Programa ‘Prata da Casa’, da Prefeitura de Ponta Grossa, para atletas de modalidades não participantes do Jogos da Juventude (JOJUPs), Jogos abertos do Paraná (JAPs) e Jogos abertos Paradesportivos do Paraná, como solicitado pela lei Nº 11.200, DE 24/03/2016.
O Portal BnT apurou e identificou que, as modalidades que não estão nos editais oficiais publicados pela Secretaria de Esporte do Governo do Paraná, tanto do JAPS quanto do JOJUPs, são Karate, Kicki Boxing e Jiu-Jitsu, com uma pessoa em cada categoria. O edital dos atletas pontagrossenses aprovados no Prata da Casa em 2022 foi publicado nesta semana.
[RELACIONADAS]
[RELACIONADAS]
A Secretaria Municipal de Esportes de PG tem publicado no site o Decreto Nº 11.200 que aponta as ‘Regras para seleção de atletas – Prata da Casa’, o qual diz que apenas atletas que participam de modalidades presente nos Jogos, descrito acima, podem ser contemplados.
Já a lei municipal nº 13.993, de 18/06/2021, diz outra coisa, que os objetivos são: Identificar e estimular os jovens desportistas encaminhando aos programas de formação e treinamento de atletas; Apoiar financeiramente os jovens que se destaquem nas competições; Impedir a evasão de atletas de alto nível; Entre outros.
Assim, a Prefeitura ignora própria lei e beneficia atletas não participantes do JAPS, JOJUPs e PARAJAPs. Em conversa com uma das atletas contempladas, foi identificado que a falta de atualização na Lei faz com que eles estejam irregulares, pois foi criado o ‘Paraná Combate’, competição exclusiva de lutas em novembro do ano passado.
Entramos em contato com a Secretaria de Esportes de PG, questionando os critérios que a Prefeitura utilizou para a escolha e contemplação dos atletas com o benefício Prata da Casa. Mas até o momento não obtivemos respostas.