Uma audiência pública referente ao transporte público nos distritos de Ponta Grossa está marcada para a próxima quinta-feira (27), às 18 horas na Câmara Municipal, onde moradores e lideranças do Distrito de Itaiacoca irão debater ideias e apresentar as dificuldades da população que desassistida pelo município não conta com transporte público e com isso enfrentam grandes prejuízos.
Atualmente grande parte da região de Itaiacoca não possui a oferta de transporte público, segundo moradores a falta do transporte compromete a qualidade em cuidados com a saúde, continuidade dos estudos e principalmente as opções de trabalho da população.
Moradora e representante da comunidade de Serras em Itaiacoca, Elizabeth Netto afirma que as lideranças têm lutado pela comunidade em relação a inúmeros problemas que a região enfrenta pela falta de assistência da prefeitura, mas desta vezo foco principal é o transporte público, que é essencial para os moradores.
“A situação da nossa comunidade é muito precária, antes tinha a concessão da Empri, que trabalhou até o início do ano apenas. Agora sem ônibus existe muita reclamação, tem gente que vai a pé para a cidade”.
Elizabeth relata que sem o transporte, pessoas buscam por carona nas ruas, mas sem saber em quem confiar sem sempre conseguem carona para chegar até a região central de Ponta Grossa.
[RELACIONADAS]Morador da comunidade de Pocinhos, João V. Gonçalves afirma que chegou a andar até 40 quilômetros a pé para conseguir chegar na cidade e resolver seus compromissos.“Muitas vezes damos carona para as pessoas que estão indo a pé para a cidade, mas é difícil quando não conhecemos. Itaiacoca é grande, os moradores necessitam de transporte. ”
“Quando eu morava no Pocinhos, tentava carona para vir na cidade, mas quando não conseguia, chegava a andar mais de 40 quilômetros a pé, tanto para ir quanto para retornar. Muitas vezes chegava de madrugada em casa.”
João comenta ainda que após o encerramento das linhas de transporte público, inúmeros moradores, passam por dificuldades para chegar até a região central.
“É muito complicado, se precisa ir no postinho de saúde, fazer compras e até mesmo os idosos que precisam receber a aposentadoria, tem que pagar aproximadamente R$300,00 em um carro particular para ir e voltar. Faz tempo que não tem ônibus aqui e muita gente que não consegue caminhar paga caro pra conseguir ir até à cidade. ”
O vereador Júlio Küller (MDB) afirma que marcou a audiência pública após tomar conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos moradores dos distritos.
“Esta audiência pública foi uma iniciativa minha devida as constantes reclamações da população. Constatei as dificuldades encontradas nos três distritos “.
De acordo com Küller o governo municipal deve tomar uma atitude para responder ao apelo da população, a qual sofre com a falta de transporte.
“A audiência é muito importante para que o Poder Público tome consciência e se posicione a respeito”
A audiência Pública será realizada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, às 18 horas da próxima quinta-feira (27), e contará com a participação de líderes comunitários, moradores, vereadores e autoridades do município.
Texto: Carlos Rafael Ozorio