O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reduziu nesta quarta-feira (20), a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.
Em comunicado, o Copom informou que deverá fazer apenas mais uma redução de 0,5 ponto na próxima reunião, em maio, o que aumenta a chance de a autoridade pausar o ciclo de cortes a partir de junho. Nos textos anteriores, o órgão indicava que prosseguiria com as reduções “nas próximas reuniões”.
Segundo o comunicado, o cenário para a inflação permanece inalterado, com riscos tanto de alta como de baixa. Entre os fatores que podem elevar a inflação, estão a persistência das pressões inflacionárias globais e o aquecimento do setor de serviços. Entre os possíveis fatores de queda, estão a desaceleração da economia global maior que a projetada e impactos mais fortes que o esperado das altas de juros em outros países.
A taxa está no menor nível desde março de 2022, quando também estava em 10,75% ao ano. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Leia também: Ponta Grossa poderá ter dois fins de semana com transporte coletivo gratuito
A endometriose é uma doença silenciosa que afeta cerca de uma a cada dez mulheres,…
A ocorrência foi registrada, na manhã de ontem (30). Uma viatura da Polícia Militar foi…
O acidente ocorreu na manhã de hoje (31). O caminhão não conseguiu subir a rua…
O proprietário da lavoura monitorou a ação criminosa com o auxílio de um drone e…
A Receita Federal projeta receber mais de 46 milhões de declarações de Imposto de Renda…
PL avalia candidatura de Débora Rodrigues, acusada de vandalismo, enquanto aguarda desdobramentos do julgamento e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade