Biblioteca Pública de PG recebe exposição ‘Casa dos Sentidos’

Foi aberta hoje (21) a exposição ‘Casa dos Sentidos’, na Biblioteca Pública Professor Bruno Enei. A mostra é interativa e aborda vivências de crianças e adolescentes com autismo. A produção é da Guanabara Produções Culturais, com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e apoio, em Ponta Grossa, da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição, que tem sido levada para várias cidades do Brasil, fica em Ponta Grossa até o dia 3 de dezembro e é aberta ao público em geral. Nela, pode-se observar vivências e experiências de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que é apresentado em uma instalação interativa que alia sensibilidade artística com a temática das vivências desse público. A mostra é gratuita para toda comunidade e também contará com visitas especiais, guiadas, para professores e artistas.

Leia também: Aulão pré-vestibular da Igrejinha de Uvaranas está aberto à comunidade

Para o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, é “muito gratificante receber um trabalho tão bonito e intenso, com um tema tão importante, nos 200 anos de Ponta Grossa”.

A exposição estreou no ano passado, em Curitiba. Com o sucesso do projeto, a segunda edição ganhou maiores proporções, com uma versão pocket da casa que circula por outros estados, tendo passado já por Monte Mor (SP) e Catalão (GO).

Nessa versão, a casa conta com cômodos como sala de jantar, quarto e cozinha elaborados, respectivamente, pelos artistas Bruna Alcântara, Marcella Callado e Bruno Romã.

A instalação busca traduzir em expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), usando como símbolo o espaço de uma casa para representar essas impressões. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giuzy de Luca, curadora do projeto.

Para desenvolver a Casa, a Montenegro Produções realizou um extenso processo de pesquisa, a partir de vivências com crianças autistas. Essa etapa foi toda acompanhada por profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Houve ainda apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, quando estará aberta exclusivamente para a exposição, das 13h30 às 17h. A Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei fica na Rua dos Operários, nº 100 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mabel Canto oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa em evento. Veja a reportagem

Em evento realizado no Hotel Planalto, líderes municipais e estaduais estiveram presentes na oficialização da…

% dias atrás

Festa Julina dos Arautos acontece neste fim de semana em PG

O festejo acontecerá na Paróquia São Paulo Apóstolo e e vai contar com show de…

% dias atrás

Educação Especial Inclusiva: quantidade de auxiliares cresceu 243% em Ponta Grossa

Ampliação do atendimento nas escolas, novas Salas de Recursos Multifuncionais e criação do CIAC Superação…

% dias atrás

Advogado de familía de Isis, Cláudio Dalledone afirma que Marcos vai continuar preso

Coletiva aconteceu após reunião do advogado e familiares de Isis com chefes das forças de…

% dias atrás

Vídeo mostra casal de idosos sendo atropelado em Oficinas

O casal de idosos e o motociclista tiveram ferimentos por conta do acidente e foram…

% dias atrás

Paraná destina mais de R$ 30 milhões para programa de bolsas de mestrado e doutorado

A iniciativa visa promover a produção científica, tecnológica e de inovação por meio do fomento…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade