O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi impedido de assistir a partida entre Santos e Grêmio, realizada neste domingo (10), na cidade de Santos, em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo marcou o retorno do público ao estádio do time paulista.
Bolsonaro disse, publicamente, que gostaria de ir à Vila Belmiro para acompanhar o jogo. Contudo, o próprio presidente utilizou as redes sociais para dizer que não poderia.
— Eu queria ver o jogo do Santos agora… me falaram que tem que estar vacinado. Por que isso?. Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou a vacina. Por que cartão, passaporte da vacina? — reclamou Bolsonaro em vídeo divulgado pelo twitter
A assessoria de imprensa do Santos FC informou que seguiu todas as orientações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. De acordo com as normas, a entrada dos torcedores deveria seguir as normas do Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo e o Protocolo de Orientações para o Retorno do Público aos Estádios.
A capacidade foi limitada a 30%, e o presidente provavelmente ficaria em uma área destinada a convidados. O Santos, porém, disse que não foi procurado pela equipe de Bolsonaro.
O jogo
O Santos venceu a partida diante do Grêmio, pelo placar de 1 a 0, com um gol de Wagner Leonardo, aos 46 minutos do segundo tempo.