A brasileira Bia Haddad fez história ao entrar no top 15 do ranking mundial da Associação de Mulheres Tenistas Profissionais (WTA). A atleta natural de São Paulo chegou ao 15o lugar após a derrota da tcheca Petra Kvitova na final do WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Bia estava em 16o lugar após o vice-campeonato no WTA de Toronto, mas com a derrota de Petra para Caroline Gracia por 2 sets a 0, Bia garantiu o top 15, melhor resultado da história do tênis feminino.
Essa é a primeira vez em quase 20 anos que um brasileiro fica entre os 15 melhores do mundo. A melhor colocação de um brasileiro na história pertence a Gustavo Kuerten, que chegou a ser o 14o colocado na ATP. Com isso, Bia se garante como segunda maior da história do país.
Vale ressaltar que o ranking da WTA foi criado em 1975, no fim da carreira de Maria Esther Bueno, brasileira que dominou o cenário do tênis entre o fim da década de 50 e início de 70.
Bia Haddad agora volta a atenção para a preparação para o US Open. A competição será realizada em Nova York, e por ser uma das cabeças de chave do evento, Bia não enfrentará as primeiras colocadas no ranking nas primeiras rodadas.