Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (13), uma lei que prevê que estudantes que farão o vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tenham passe-livre no transporte público da cidade.
De acordo com o projeto de lei 513/2023, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), a medida valerá para todos os participantes destes vestibulares, além da prova da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), em Ponta Grossa.
Ao justificar a medida, Stocco destacou que outras cidades brasileiras já realizam ações do tipo em datas de provas do ENEM – como Salvador e Campo Grande, por exemplo. “Aqui em Ponta Grossa o vestibular da UEPG e o ENEM são dias em que há uma grande circulação de pessoas. Muitos alunos e alunas carentes têm dificuldades de conseguirem arcar com o transporte e por isso acreditamos que essa medida é essencial”, contou Geraldo.
O autor do PL ainda lembrou que recentemente a UEPG isentou estudantes na inscrição do Vestibular para cursos de licenciatura. “Esse [PL de Passe-Livre para vestibulandos] é mais um passo para valorização da universidade pública e de democratização de acesso ao ensino superior. Acredito que este ação, uma medida simples, pode e vai impactar muito positivamente na presença de estudantes carentes no ENEM e no Vestiba”, defende Stocco.
Com a medida sendo votada na próxima quarta-feira (15) em segundo turno, seguirá para a sanção da Prefeita. O Município também é autorizado a custear estes gastos.
Com informações da assessoria
Leia também: Mais de 45 mil famílias gaúchas receberão parte de valor que foram doados por PIX. Veja o valor
Em 13 de abril, Castro (PR) sedia o Desafio Guartelá, atraindo 617 ciclistas e promovendo…
Sanepar informa que rompimento de rede na Rua Paulo Wagnitz afeta abastecimento no Parque Nossa…
Homem não identificado é encontrado morto no Balneário Rio Verde em Ponta Grossa. GCM, Bombeiros…
Usuária denuncia mau atendimento na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa e reclama da falta de…
Professor de yoga é preso por violação sexual mediante fraude, abusando de sua posição de…
Um funcionário de 35 anos morreu em acidente na tarde deste sábado (12), após máquina…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade