Política

Câmara aprova lei que prevê passe-livre nos ônibus para vestibulandos em dias de prova em PG

Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
Stocco, autor do projeto, destacou que outras cidades brasileiras já realizam ações do tipo em datas de provas do ENEM, como Salvador e Campo Grande

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (13), uma lei que prevê que estudantes que farão o vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tenham passe-livre no transporte público da cidade.

De acordo com o projeto de lei 513/2023, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), a medida valerá para todos os participantes destes vestibulares, além da prova da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), em Ponta Grossa.

Ao justificar a medida, Stocco destacou que outras cidades brasileiras já realizam ações do tipo em datas de provas do ENEM – como Salvador e Campo Grande, por exemplo. “Aqui em Ponta Grossa o vestibular da UEPG e o ENEM são dias em que há uma grande circulação de pessoas. Muitos alunos e alunas carentes têm dificuldades de conseguirem arcar com o transporte e por isso acreditamos que essa medida é essencial”, contou Geraldo.

O autor do PL ainda lembrou que recentemente a UEPG isentou estudantes na inscrição do Vestibular para cursos de licenciatura. “Esse [PL de Passe-Livre para vestibulandos] é mais um passo para valorização da universidade pública e de democratização de acesso ao ensino superior. Acredito que este ação, uma medida simples, pode e vai impactar muito positivamente na presença de estudantes carentes no ENEM e no Vestiba”, defende Stocco.

Com a medida sendo votada na próxima quarta-feira (15) em segundo turno, seguirá para a sanção da Prefeita. O Município também é autorizado a custear estes gastos.

Com informações da assessoria

Leia também: Mais de 45 mil famílias gaúchas receberão parte de valor que foram doados por PIX. Veja o valor


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone