Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), os vereadores da Câmara Municipal de Castro, aprovaram por unanimidade, o requerimento nº 57/2023 de autoria do Vereador Augusto de Camargo Iucksch Beck (PP), que pede ao prefeito municipal e ao procurador geral do município, informações referentes a quais medidas serão tomadas referente ao tombamento do Centro Histórico de Castro.
A reportagem do Portal Bnt Online esteve na sessão, e conversou com o vereador Augusto Beck sobre o andamento do centro histórico. Conforme ele, a importância do requerimento é sobre as devidas informações referentes aos imóveis que fazem parte de aproximadamente 40 quadras, da região central da cidade, qual o tombamento está causando comoção popular.
“É uma questão muito delicada. O tombamento envolve centenas de imóveis e dezenas de quadras. Na sessão da semana passada, protocolei pedindo ao Governo do Estado, ao Conselho de Patrocínio Cultural, algumas informações sobre o assunto”, disse o vereador Beck. Ele também descreve que encaminhou requerimento para a prefeitura, sobre que medida vai ser tomada a respeito do tombamento.
O vereador não é contra o tombamento, mas sim pela forma de como foi realizado, o que segundo ele o tombamento tem que ser em casas pontuais, locais que tem um real valor histórico. Ele pede que o governo esclareça sobre o assunto.
Demais requerimentos
Não somente o Centro Histórico estava em debate na Câmara, todos os 11 requerimentos apresentados na sessão desta quarta-feira, foram aprovadas por unanimidade por todos os vereadores. Dentre eles, estão, a possibilidade de reforma ou troca da academia ao ar livre, bancos, parquinho e colocação de areia, na Praça do Jardim Pandorf; a viabilidade da instalação de um Playground na Pista de Atletismo localizado na Vila Rio Branco; a possibilidade da troca da iluminação do Parque Lacustre para lâmpadas de LED; voto de congratulações ao grupo JUSC (Jovens Unidos na Santa Cruz) pela 30ª Encenação da Celebração da Vida, Paixão Morte e Ressurreição de Jesus Cristo (Paixão De Cristo); viabilidade de instalação de lombada ou faixa elevada na Avenida Teófilo de Castro, no Socavão; a possibilidade da realização de sinalização no bairro Jardim Novo Horizonte; a possibilidade de manutenção no pátio na Avenida Prefeito Ronie Cardoso, em frente ao Posto VR; a viabilidade de implantar o Projeto Casa sem Poeira no Distrito de Socavão; a possibilidade dos Táticos da Guarda Patrimonial usarem coletes balísticos e arma de choque (TASER); e asfaltamento na Rua do Rosário.
Indicações também foram apresentadas. Já o Projeto de Lei nº 06/2023, de autoria do vereador Maurício Kusdra (PSB), que institui a obrigatoriedade das funerárias fixarem, em locais visíveis, informações quanto à possibilidade e ao direito de utilização da Capela Mortuária Municipal, ficou para os próximos dias.
Imagens: Matheus de Lara
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade