O projeto de lei que pode viabilizar ao governo municipal a execução de obras de infraestrutura em Piraí do Sul, passou em primeiro turno na Câmara Municipal. A peça recebeu aprovação de todos os vereadores na sessão ordinária desta semana.
O PL (08/2023) autoriza a Prefeitura a contratar um crédito de até R$ 30 milhões com o Banco do Brasil. O valor, conforme o Executivo, deve financiar obras de drenagem, paisagismo, sinalização e pavimentação nos bairros Itiberê, Jardim Benevenuto Dalcol, Fidelis Maciel e parte da área central.
Somados a estes investimentos, a proposta também prevê melhorias na iluminação pública da cidade e a reforma de prédios, como o Ginásio de Esportes e o “Gralha Azul” (Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho).
Debates
O assunto pautou diversas reuniões entre os vereadores e o Executivo. Na última terça-feira (04), a Casa esteve com o prefeito Henrique Carneiro (União) e com o secretário da fazenda Vinicius Oliveira, para sanar dúvidas acerca do financiamento e da situação financeira da cidade.
Leia também: Homem agride mulher e é golpeado com uma barra de ferro em PG
A Secretaria da Fazenda informou que inicialmente o município pode angariar R$ 18 milhões, para não ultrapassar o limite de endividamento no ano. A administração municipal poderá avaliar a contratação do montante restante no próximo exercício financeiro.
Ao participar da 6ª sessão plenária, o secretário Vinicius Oliveira afirmou que a cidade está com as contas e a documentação em dia, o que favorece a captação de recursos desta natureza.
“A administração tem total consciência de que a única forma de fazer o município crescer e se desenvolver é investindo principalmente em infraestrutura. Claro que todos os outros serviços do município são importantes em todas as áreas, mas o investimento em infraestrutura acaba privilegiando a atração de investimentos e é isso que nós temos tentado fazer”, afirmou.
Mais uma discussão
O tema ainda não foi encerrado na Câmara. A matéria ainda precisa de mais uma aprovação do parlamento piraiense para retornar ao Executivo.