Categorias: Ponta Grossa

Câmara Jovem retoma sessões nesta quinta-feira (31)

O programa Câmara Jovem, iniciativa de Educação Política da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), retoma as atividades nesta quinta-feira (31). Após uma pausa provocada pelo período eleitoral, os 19 vereadores jovens voltam a se reunir na sessão mensal do Câmara Jovem a partir das 14h30 no plenário da Casa de Leis – a sessão também será transmitida pelas redes sociais do Legislativo Municipal.

No retorno das atividades, os vereadores jovens irão discutir 19 projetos de lei (PLs) confeccionados pelos próprios, além de moções e indicações trazidas de suas respectivas comunidades escolares. Entre os projetos votados, há iniciativas que tratam do estabelecimento de tecnologias sustentáveis e de eficiência energética na cidade, iniciativas que tratam do descarte de resíduos e um projeto que trata da capacitação para uso de tecnologias nos serviços públicos municipais.

Leia também: Câmara aprova lei que concede anistia fiscal para igrejas e templos religiosos de PG

Para o coordenador do projeto e diretor de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), Afonso Verner, o retorno irá consolidar a contribuição do Câmara Jovem ao município. “Após um hiato necessário nas sessões do programa, retomamos o trâmite normal das sessões e dos debates tão importantes que estes jovens trazem do Legislativo”, conta Verner.

O coordenador ainda lembra que os vereadores jovens foram eleitos por suas comunidades escolares, através do voto na urna eletrônica, e estão sedentos para o retorno. “Nesse período de pausa no projeto vários vereadores desenvolveram iniciativas e observaram a disputa eleitoral convencional para trazer ideias para o Câmara Jovem”, conta o coordenador do projeto.

Já o presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD), lembra que a institucionalização do Câmara Jovem tem ajudado a aproximar o Legislativo de forma geral. “Contando as edições de 2023 e 2024, temos mais de 15 mil jovens impactados pelo programa. Vejo com muito orgulho a consolidação do programa como uma iniciativa que hoje é vista como essencial na cidade”, conta Filipe. O Câmara Jovem é realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude e com o Tribunal Regional Eleitoral.

 Criação e institucionalização do programa

O Câmara Jovem foi criado por meio de um projeto de lei aprovado no Legislativo em 2017 – o projeto é de iniciativa de Geraldo Stocco e Vinícius Camargo. Em 2023, o programa teve sua primeira edição institucionalizada já com o Legislativo sob a presidência de Filipe Chociai.

Das assessorias

Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

PR é terceiro estado que mais gerou empregos no país entre janeiro e setembro

Com 152,8 mil vagas abertas, os setores que mais contrataram no Paraná foram o de…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa inicia reforma na Unidade Félix Vianna

Por conta das obras, o atendimento à população ponta-grossense será direcionado para as unidades Rômulo…

% dias atrás

Senado aprova limite de ruído para fogos de artifício

Proposta segue para apreciação da Câmara dos Deputados

% dias atrás

Menor é flagrado “pegando rabeira” em ônibus na Avenida Monteiro Lobato em PG

Nas imagens, é possível ver um menor com uma bicicleta utilizando-se da tração de um…

% dias atrás

Cidadania por descendência garante passaporte italiano

Os ítalo-descendentes que reconhecem a cidadania italiana adquirem os mesmos direitos que qualquer cidadão italiano…

% dias atrás

Câmara aprova lei que concede anistia fiscal para igrejas e templos religiosos de PG

Vereadora que alega que há templos e igrejas que estão sendo cobradas com algum encargo…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade