A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Esporte e Recreação Orientada (SERO), informa que levou 22 atletas tibagianos para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciante em Mairiporã-SP. Ao todo, a equipe Semeando Sonhos conquistou 8 medalhas sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze, ficando na 4a colocação geral.
Para o responsável pela canoagem de Tibagi, o também atleta André Luiz de Paula, a maior parte das equipes levaram atletas mais velhos para a disputa dessa categoria iniciante, que pode incluir jovens de até 18 anos. Porém, o objetivo da canoagem tibagiana é formar atletas para o futuro.
: [RELACIONADAS]
“Estamos utilizando a metodologia europeia de se iniciar na canoagem com atletas de 8 a 12 anos. Geralmente aqui no Brasil se iniciam com atletas de 13, 14 anos. Assim, os nossos jovens podem ficar mais tempo na categoria iniciante se preparando. Além disso, sempre é muito importante que os jovens tenham contato desde cedo com competições para eles se desenvolverem”, destaca Andrezão.
O destaque da competição ficou por conta de Ana Clara Costa, que ficou com o ouro na categoria K1 feminino cross júnior. Jonas Pedroso foi prata na K1 infantil e Vinicius Costa na C1 infantil. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Maria Costa, no cross infantil; Nicolas Pedroso na K1 menor cross, Gisele Prats na K1 cross; Jocieli Martins na C1 júnior e Luiz Kauã Costa e Ana Clara Oliveira na C2 júnior.
“Quero destacar o resultado do Jonas Pedroso e do Vinicius Costa. Ambos ficaram em segundo lugar nas suas categorias disputando com outros 38 atletas e a maior parte mais velhos que eles. Os dois ainda tem 2 anos na categoria iniciante e os resultados só vão melhorar com o passar do tempo”, finaliza.