Categorias: DestaquePonta Grossa

Cápsula do tempo enterrada em praça central de PG será aberta em setembro

Durante sessão ordinária na tarde de ontem (31), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a denominação do Monumento Obelisco, da Praça Marechal Floriano Peixoto, como Ivone Nicoluzzi.

No ano de 1973, a praça Marechal Floriano Peixoto recebeu um obelisco, o chamado Monumento do Sesquicentenário, fruto de um concurso estudantil promovido pelo então vereador Joel Lopes da Silva, em comemoração aos 150 anos da cidade. A vencedora foi Ivone, que infelizmente não está mais viva, porém seu desenho foi imortalizado no monumento.

Nesse obelisco, uma cápsula do tempo foi enterrada, contendo mensagens de autoridades da época, tanto civis quanto militares e eclesiásticas, bem como cartas coletadas nos colégios da cidade. O objetivo era que, após 50 anos, as futuras gerações pudessem abrir a cápsula e conhecer as expectativas e visões do passado.

Agora, durante as comemorações do bicentenário de Ponta Grossa, em 15 de setembro, a cápsula do tempo será finalmente aberta, revelando histórias e pensamentos de uma época distante.

O líder do governo, vereador Júlio Kuller, durante sessão ordinária na tarde de ontem (31), agradeceu ao pai de Ivone, Ítalo José Batista Gomes pela presença durante a homenagem. “Nós queremos muito prestigiar o seu Ítalo, que é o pai da Ivone, para que também lembre desse marco que foi em 1973, comemorado os 200 anos da nossa cidade”, disse o vereador Júlio Kuller.

Ao portal Boca no Trombone, o parlamentar destacou que o objetivo é prestigiar a vencedora do concurso e relembrar a história da cidade. Confira abaixo:

O vereador Jairton da Farmácia parabenizou Kuller pelo projeto. “A senhora Ivone foi uma grande mulher, esposa, mãe, avó, e hoje, merecidamente, recebe essa homenagem”, disse.

MONUMENTO VANDALIZADO

Em janeiro de 2020, alguns monumentos instalados na praça foram vandalizados, placas de bronze que traziam informações sobre os monumentos foram furtadas, além de outros danos contra a estrutura. Uma placa de bronze que protegia a cápsula do tempo chegou a ser furtada e a peça ficou desprotegida, mas pouco tempo depois o secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Ferreira, foi até o local, junto de outros servidores para restaurar o espaço da urna.

Leia também: Lei que reserva vagas para candidatos negros em concursos públicos é aprovada em PG

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas em inquérito de tentativa de Golpe

Além do ex-presidente da República, Alexandre Ramagem, Valdemar da Costa Neto, Augusto Heleno e Braga…

% dias atrás

UBS Thereza Vianna realiza ação de conscientização para a saúde masculina em Piraí

Evento de Novembro Azul promove palestras, testes rápidos e consultas para incentivar os cuidados preventivos…

% dias atrás

Desfile de abertura da 33ª Münchenfest altera trânsito no centro de PG

As alterações incluem o fechamento da avenida Vicente Machado, entre as ruas Balduíno Taques e…

% dias atrás

Horário do comércio em Castro para o Natal é definido

Horário especial acontece a partir do dia 2 de dezembro. A expectativa é de grande…

% dias atrás

Operário contará com equipes sub-13 e sub-15 em 2025

Categorias de base do clube contarão com a atividades dedicadas ao futebol de campo e…

% dias atrás

Carambeí celebra o Dia da Consciência Negra com arte e cultura

O evento teve como um dos pontos altos a apresentação do MyDance Ballet School, que…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade