Categorias: DestaquePonta Grossa

Cápsula do tempo enterrada em praça central de PG será aberta em setembro

Durante sessão ordinária na tarde de ontem (31), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a denominação do Monumento Obelisco, da Praça Marechal Floriano Peixoto, como Ivone Nicoluzzi.

No ano de 1973, a praça Marechal Floriano Peixoto recebeu um obelisco, o chamado Monumento do Sesquicentenário, fruto de um concurso estudantil promovido pelo então vereador Joel Lopes da Silva, em comemoração aos 150 anos da cidade. A vencedora foi Ivone, que infelizmente não está mais viva, porém seu desenho foi imortalizado no monumento.

Nesse obelisco, uma cápsula do tempo foi enterrada, contendo mensagens de autoridades da época, tanto civis quanto militares e eclesiásticas, bem como cartas coletadas nos colégios da cidade. O objetivo era que, após 50 anos, as futuras gerações pudessem abrir a cápsula e conhecer as expectativas e visões do passado.

Agora, durante as comemorações do bicentenário de Ponta Grossa, em 15 de setembro, a cápsula do tempo será finalmente aberta, revelando histórias e pensamentos de uma época distante.

O líder do governo, vereador Júlio Kuller, durante sessão ordinária na tarde de ontem (31), agradeceu ao pai de Ivone, Ítalo José Batista Gomes pela presença durante a homenagem. “Nós queremos muito prestigiar o seu Ítalo, que é o pai da Ivone, para que também lembre desse marco que foi em 1973, comemorado os 200 anos da nossa cidade”, disse o vereador Júlio Kuller.

Ao portal Boca no Trombone, o parlamentar destacou que o objetivo é prestigiar a vencedora do concurso e relembrar a história da cidade. Confira abaixo:

O vereador Jairton da Farmácia parabenizou Kuller pelo projeto. “A senhora Ivone foi uma grande mulher, esposa, mãe, avó, e hoje, merecidamente, recebe essa homenagem”, disse.

MONUMENTO VANDALIZADO

Em janeiro de 2020, alguns monumentos instalados na praça foram vandalizados, placas de bronze que traziam informações sobre os monumentos foram furtadas, além de outros danos contra a estrutura. Uma placa de bronze que protegia a cápsula do tempo chegou a ser furtada e a peça ficou desprotegida, mas pouco tempo depois o secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Ferreira, foi até o local, junto de outros servidores para restaurar o espaço da urna.

Leia também: Lei que reserva vagas para candidatos negros em concursos públicos é aprovada em PG

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade