Campos Gerais Destaque

Carambeí registra números positivos na arrecadação; índice da produção agropecuária aumentou consideravelmente

Foto: Divulgação
Informações foram apresentadas pela prefeitura nesta terça-feira (11)

A Prefeitura de Carambeí anunciou na terça-feira (11) que registra números positivos na arrecadação de recursos, ou seja, assuntos relacionados aos cofres públicos. Com o recolhimento, também pode ser transformado em obras e políticas públicas para os moradores.

O assessor técnico Murilo Sampaio enaltece que aumentou consideravelmente o índice da produção agropecuária. “No que tange o total da composição do índice, onde envolve várias composições, é uma notícia melhor ainda”. Ele também disse que o município está partindo de uma previsão de receita do exercício de 2023 de cerca de 60 milhões em arrecadação de ICMS.

“A previsão de receita do Estado e dos ICMS do exercício de 2024 se aproxima de R$ 64 milhões, ou seja, R$ 4 milhões a mais na arrecadação do Estado, onde entra com recurso livre e pode ser utilizado da maneira que a prefeitura achar melhor”, explica o assessor técnico.

A reportagem do Portal BnT Online conversou com a prefeita Elisangela Pedroso (PSB). Segundo ela, sempre buscamos meios para que houvesse um momento da arrecadação, “seja buscando um suporte técnico através de empresas para auxiliar e ter uma visão diferente, modos de ter nesse momento de arrecadação, seja na questão da industrialização que é o caso da fábrica de vidros da Ambev, IPTU premiado, ITR, um trabalho junto a receita estadual para os impostos das grandes empresas, buscando esse aumento de arrecadação e a prefeitura arrecadando mais, isso pode ser transformado em obras e políticas públicas, para auxiliar a própria população naquilo que é mais necessário através dos recursos livres”.

Elisangela também destaca que esse é um trabalho em que a equipe técnica tem realizado, buscando alternativas de ter esse aumento de receita, para que não viesse aumentar impostos e impactar diariamente as famílias.

“O índice com o gasto do pessoal está ligado diretamente à arrecadação do município. É uma balança, quando maior for a arrecadação o índice cai, e nós precisávamos fazer um concurso público. Quando assumimos a gestão o índice com gastos do pessoal estava em quase 55%, e fizemos esse trabalho para o aumento de arrecadação o que caiu o índice e está sendo possível fazermos o concurso que será anunciado nos próximos dias”, comenta a prefeita Elisangela Pedroso. Por fim, a prefeita conta que a gestão é transparente e eficiente.

Leia também: Uso de máscara deixa de ser obrigatório nas UPAs de PG a partir de hoje


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG