Ponta Grossa

Carnês do IPTU chegam para distribuição dos Correios

A partir de 2024, a Prefeitura de PG não vai mais enviar o carne do IPTU na versão impressa

Na tarde desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Ponta Grossa inicia a entrega, pelos Correios, dos quase 176 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Na semana passada, a Secretaria Municipal da Fazenda prorrogou para o dia 29 de abril o vencimento para pagamento do tributo neste ano, tanto para a cota única com desconto, como para a 1ª e para a 2ª parcela.

Cláudio Grokoviski, secretário municipal da Fazenda, comenta que mesmo com a data retroativa de vencimento nos carnês, a Prefeitura já orientou as instituições bancárias para que concedam o desconto no pagamento da cota única, em acordo com a regulamentação vigente, bem como, que não sejam cobrados juros e multa do contribuinte que pagar a 1ª e a 2ª parcela até o dia 29 de abril. “Lembramos que o contribuinte poderá usar o mesmo boleto que está no carnê, pois as instituições bancárias estão orientadas a garantirem o desconto. O munícipe não será prejudicado, de forma alguma, pelo atraso da entrega dos carnês”, salienta.

O secretário comenta que até o momento, a partir da emissão do boleto pela internet, 31.941 cadastros quitaram a 1ª parcela, enquanto 36.799 já pagaram com desconto a cota única. Dessa forma, 68.740 contribuintes já utilizaram o serviço on-line para acertar o IPTU com o Município. “Aproximadamente 40% dos contribuintes já quitaram ou pagaram a 1ª parcela do IPTU. Além disso, tivemos uma maior adesão no pagamento on-line neste ano, considerando que em 2021, apenas 7.116 cadastros efetuaram a baixa do boleto pela internet.”, relata.

Em 2022, o Município conta com 175.941 cadastros de contribuintes, o que representa uma estimativa de arrecadação de R$ 158.954.604,18 contando IPTU e Taxa de Lixo. “Em virtude disso, deixamos claro que o atraso na entrega dos carnês impressos do IPTU não gerou impactos negativos para a arrecadação do Município e o cumprimento dos compromissos da Prefeitura”, finaliza Grokoviski.

 

Atraso na entrega dos carnês

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a empresa licitada deveria ter entregado os carnês no dia 20 de fevereiro. No entanto, mesmo sendo constantemente notificada por e-mail e por telefone, a entrega não foi efetuada, o que resultou no atraso da entrega para o munícipe.  

O Município informa também que devido ao atraso dos carnês impressos pela gráfica contratada, a Prefeitura já toma as medidas cabíveis, para cumprimento do contrato.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG