Casa do Artesão de PG molda a identidade e economia da cidade com o artesanato
Maria Luíza Côrtes Cavazotti, presidente da Casa do Artesão de Ponta Grossa, foi a entrevistada do quarto episódio da série “Conheça Campos Gerais”, onde ressaltou a origem e a relevância da Casa do Artesão para a região.
A iniciativa da Casa do Artesão teve início há mais de 25 anos, como um esforço da indústria de comércio. Luíza explicou que a conscientização sobre a importância do artesanato para a cultura, turismo e economia da cidade foi o motor por trás dessa iniciativa. “A gente sente que isso está cada vez mais crescente no circuito do turismo incluindo o Buraco do Padre, Vila Velha, Cachoeira da Mariquinha e tantos outros que recebem visitantes. O artesanato transmite um sentimento de pertencimento a um local”, disse.
Destacando a contribuição para geração de emprego e renda, Luíza deu exemplos concretos, como a produção de bonecos de palha de milho, que, segundo ela, não apenas preserva a tradição local, mas também impulsiona a economia.
Além disso, a presidente ressaltou a importância da Casa do Artesão como um espaço viabilizado pelo poder público, onde os artesãos têm a oportunidade de criar, expor e comercializar seus produtos. Luíza convidou os artesãos de Ponta Grossa a se associarem à instituição, que fica localizada na praça Barão do Rio Branco, destacando o orgulho que sentem em representar a cultura local e servir tanto os turistas quanto os moradores locais. “Você artesão pode vir se associar, nós não temos funcionários, somos plantonistas, somos aqueles que e criam, vendem, atendem o turista e o ponta-grossense com muito orgulho”.
Confira abaixo a entrevista completa:
Lucas Portela
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.