Maria Luíza Côrtes Cavazotti, presidente da Casa do Artesão de Ponta Grossa, foi a entrevistada do quarto episódio da série “Conheça Campos Gerais”, onde ressaltou a origem e a relevância da Casa do Artesão para a região.
A iniciativa da Casa do Artesão teve início há mais de 25 anos, como um esforço da indústria de comércio. Luíza explicou que a conscientização sobre a importância do artesanato para a cultura, turismo e economia da cidade foi o motor por trás dessa iniciativa. “A gente sente que isso está cada vez mais crescente no circuito do turismo incluindo o Buraco do Padre, Vila Velha, Cachoeira da Mariquinha e tantos outros que recebem visitantes. O artesanato transmite um sentimento de pertencimento a um local”, disse.
Destacando a contribuição para geração de emprego e renda, Luíza deu exemplos concretos, como a produção de bonecos de palha de milho, que, segundo ela, não apenas preserva a tradição local, mas também impulsiona a economia.
Além disso, a presidente ressaltou a importância da Casa do Artesão como um espaço viabilizado pelo poder público, onde os artesãos têm a oportunidade de criar, expor e comercializar seus produtos. Luíza convidou os artesãos de Ponta Grossa a se associarem à instituição, que fica localizada na praça Barão do Rio Branco, destacando o orgulho que sentem em representar a cultura local e servir tanto os turistas quanto os moradores locais. “Você artesão pode vir se associar, nós não temos funcionários, somos plantonistas, somos aqueles que e criam, vendem, atendem o turista e o ponta-grossense com muito orgulho”.
Confira abaixo a entrevista completa:
Comentar