Durante a sessão de quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Castro, uma homenagem ao castrense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, morto na Guerra da Ucrânia, foi realizada pelos vereadores. Por alguns minutos, o vereador Joel Elias Fadel, usou a tribuna. A mãe de Murilo estava presente e bastante emocionada recebeu flores.
Murilo que lutava na Guerra da Ucrânia, faleceu no país na sexta-feira (5), na cidade de Kreminna. Uma cerimônia de sepultamento foi realizado no Cemitério Militar de Kiev, nesta manhã de quinta-feira (18). A mãe, Rosângela Pavin Santos, disse que “não tive condições de participar de uma vídeo-chamada. Então pedi para que gravassem e ainda não recebi o vídeo. Mesmo quando receber sei que ainda não vou querer ver, não consigo”.
O jovem se alistou voluntariamente e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022. No Brasil, o jovem serviu o Exército em Castro por cerca de um ano e meio. Murilo desembarcou em Cracóvia, na Polônia, e pegou um ônibus até a divisa com a Ucrânia.
Durante a homenagem, Joel comentou que Murilo decidiu se alistar voluntariamente para a Ucrânia. “Fluente em três idiomas, de certa forma era alicerce, o líder dos demais brasileiros em solo ucraniano. Porém, no dia 5 de julho, Murilo se apresentou para fazer parte de um grupo de 10 combatentes em uma perigosa missão. Durante um momento crítico, o castrense não exitou em colocar a segurança dos outros acima da sua própria. Seu ato de bravura salvou vidas, mas custou a sua própria vida. Apenas oito soldados voltaram. Um soldado de nacionalidade australiana também perdeu sua vida. Esse é relato de um amigo que fez parte da missão e está ferido em um hospital”.
Sobre o sepultamento ser na Ucrânia, Rosângela disse que respeitou a vontade de Murilo. Na semana passada, uma Missa Especial foi realizada na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Castro.
Relembre: Castrense que morreu na guerra será sepultado na Ucrânia