Entre os dias 17 e 26 de julho acontece a 100ª Festa de Sant’Ana em Castro, com novenas, eventos, apresentações, a tradicional procissão fluvial que ocorre no Rio Iapó, seguida da missa solene e churrasco. Esse ano também é comemorado os 250 anos da Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana.
Em conversa com o padre Sandro Brandt, disse que a expectativa da festa neste ano é criar um espírito de participação maior da comunidade em geral, tanto no aspecto religioso como no aspecto social da fefestal “Queremos resgatar o sentido da participação, talvez seja este o nosso grande desafio, realizar uma festa da padroeira que leve a todos uma maior consciência, responsabilidade nas diversas atividades pastorais e religiosas que a paróquia de modo geral realiza. A festa deste ano pretende deixar um legado comunitário e participativo”.
Conforme a programação, esse ano várias atividades vão acontecer ao longo dos dias. O padre destaca que os eventos extra-religiosos tem o objetivo do envolvimento de toda a comunidade local, não só a religiosa. “Sabemos que se queremos evangelizar precisamos usar os meios e as realidades que temos. As diversas atividades ajudam a sintonizar uma parcela do povo que não vem na igreja e ao mesmo tempo conscientiza que a igreja não é somente o templo, mas todo o povo de Deus”. Sobre a estimativa de público no dia da padroeira, Sandro acredita que seja em torno de mil pessoas acompanhando. “O importante é que as pessoas e os devotos de Sant’Ana entendam a importância de celebrar aquela que tanto intercede pela nossa comunidade castrense”.
Programação
As festividades começam com as novenas. As celebrações serão sempre às 19 horas. No dia 17 de julho o tema é “pelas comunidades que integram a Paróquia Sant’Ana”. No dia 18 “pelas comunidades vizinhas que surgiram a partir da Paróquia Sant’Ana. No dia 19 “missa em louvor a São José (por todos os trabalhadores, empresários, profissionais liberais, autônomos, agricultores/agropecuaristas)”. No dia 20 “missa pela educação (por todos os professores, pelos educadores da APAE)”. No dia 21 “missa por todos os servidores públicos e em proteção aos profissionais de segurança pública”. No dia 22 “missa aos jovens e pelas famílias”. No dia 23 “pelos profissionais da área de saúde, cuidadores de enfermos e idosos”. No dia 24 “missa de cura e libertação pelas famílias”. Poe fim, no dia 25 “missa de perseverança em Cristo (em agradecimento a todas as pastorais da Paróquia Sant’Ana)”.
No dia da padroeira, às 9 horas, acontece a procissão dos barcos com a chegada da imagem de Sant’Ana na prainha. Após ocorre a procissão até a igreja com Missa Solene às 10 horas. Logo em seguida, a partir das 11 horas, ocorre a entrega do tradicional churrasco com maionese e farofa.
Veja a programação completa na foto abaixo;
Para quem participar da Rota das 21 Capelas de Sant’Ana 4×4, a concentração para a largada vai acontecer a partir das 7h30 na rua Francisco Xavier da Silva (subindo a prfeitura). A taxa de inscrição é de R$ 50 por veículo. Mais informações no telefone da paróquia (42) 9-8417-9787.
Leia também: Em Castro, sindicato pede cancelamento de decreto que suspende benefícios salariais de servidores