Campos Gerais

Castro fará mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Rede de Enfrentamento às Violência de Castro vai lembrar o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas atividades, entre elas, a premiação do concurso de bandeiras realizado para crianças do 5º ano das escolas municipais e particulares de Castro e crianças de 9 a 11 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. Cada grupo de crianças inscrito pelo orientador ou professor responsável, elaborou uma bandeira que representará a mobilização da população e do sistema de garantia de direitos de Castro em favor do combate às violências contra crianças e adolescentes.

No dia 18 de maio, além do hasteamento da bandeira selecionada em primeiro lugar, haverá um desfile das instituições participantes com a comissão de frente das três melhores bandeiras no Estádio Lulo Nunes, o Caramuru, às 14 horas e a premiação aos vencedores. Neste dia, no período da manhã, a Praça João Gualberto, o Paço Municipal e a Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social de Castro, serão iluminados na cor laranja, destacando a campanha. Durante todo o mês será feita ainda, distribuição de material informativo sobre a campanha. 

[RELACIONADAS]

De acordo com a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, a data é relevante para a visibilidade e fortalecimento ao enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. “Precisamos nos sensibilizar de que todos somos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes. As políticas públicas voltadas ao combate da violência contra esse público é muito importante, mas a participação da sociedade é imprescindível. É preciso saber como denunciar e buscar ajuda”, ressaltou.

Data

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, em Vitória no Espirito Santo, com oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

Rede  

 A Rede de Enfrentamento as Violências, possui caráter intersetorial sendo composta por representantes das políticas públicas de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, bem como Conselho Tutelar e representante da Câmara dos Vereadores de Castro.

Números

Em 2021 foram atendidas 258 crianças e adolescentes pelos Centros de Referência e Assistência Social (CREAS) Aconchego e Neuza Aparecida de Freitas por violência física ou psicológica, violência sexual (abuso ou exploração sexual), negligência ou abandono.

Como denunciar

Qualquer pessoa pode denunciar violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feiras pelos números: 190 da Polícia Militar; 100 Disque Denúncia e (42) 2122 – 5309 e 9 9971-3633 Conselho Tutelar de Castro.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG