Na manhã desta quinta-feira (23), moradores da cidade de Castro foram surpreendidos pela movimentação de um comboio de viaturas que partiu do Parque Lacustre, marcando o lançamento da Operação Castro Mais Segura. Essa ação integrada envolve a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, com o objetivo de intensificar o policiamento na cidade e na zona rural.
A Operação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e visa fortalecer as ações de repressão à criminalidade. De acordo com Fábio do Prado Pinheiro, secretário da pasta, o trabalho conjunto das instituições representa um momento de união em prol do bem comum.
O secretário informa que as equipes já estavam realizando patrulhamentos nas últimas semanas, mas hoje foi iniciada oficialmente essa operação que se estenderá por tempo indeterminado. “A Operação segue por tempo indeterminado na cidade e no interior. Uma Castro mais segura é o nosso propósito com a união das instituições que fará toda a diferença. É um momento de união pelo bem comum”, enfatiza Fábio.
A Prefeitura informa que pela manhã, as equipes percorreram diversas áreas do Centro e bairros da cidade. À tarde, as operações se expandiram para os distritos rurais, contando com um total de 21 policiais e guardas, além de 11 viaturas. Entre os focos da operação estão a repressão a situações de perturbação de sossego e violência doméstica, temas recorrentes nas denúncias recebidas pela Guarda Municipal.
O vereador Ricardo dos Santos destaca que essa ação representa um marco para a segurança pública do município, promovendo uma “tolerância zero” contra a criminalidade. ” Estamos aí para fazer um trabalho conjunto daqui para frente”, comenta.
O tenente Bruno Araújo Oliveira, comandante do 3º Batalhão da PM de Castro, complementa que está sendo executado no Paraná a operação Força Total, e a união das forças municipais com as estaduais traz benefícios diretos à população. “Quando a gente une os esforços, sai beneficiado o cidadão. A gente espera que seja a primeira ação focada de muitas que venha a executar no ano de 2025”, diz o tenente.
*Com informações da Assessoria de Castro
Leia também: Ginásio Douglas Pereira em Castro será reaberto em quatro meses, após reformas