Castro agora também está no Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação, atualizada pelo Ministério do Turismo (MTur) para o ano de 2023, reúne os municípios que comprovaram ter vocação efetiva para o turismo, e que fazem do setor ferramenta estratégica para o fomento e desenvolvimento econômico da cidade.
Conforme explica a secretária municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, o ingresso do município no Mapa é fruto do planejamento e de ações desenvolvidas pelos profissionais da pasta.
A secretária lembra ainda que por fazer parte do Mapa do Turismo, o município pode ser beneficiado com ações e recursos do Ministério do Turismo para o desenvolvimento da atividade turística local. Através da ferramenta são identificadas necessidades de investimentos e de ações que promovam o setor. De acordo com o próprio Ministério, os municípios que compõe o Mapa têm prioridade nas políticas públicas do setor e no recebimento de recursos para a realização de obras de infraestrutura, e capacitação, por meio da oferta de qualificação profissional.
Leia também: Ampliação do sistema de abastecimento de Água do Tronco avança em Castro
Esta não é a primeira vez que Castro integra o Mapa, mas para ter a certificação, que é renovada anualmente mediante cadastro, é preciso atender aos critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021. Também é preciso, entre outras exigências, ter secretaria ou departamento municipal que se dedique ao turismo, ter Conselho de Turismo ativo no município, e integrar uma entidade de governança regional que faça a gestão do turismo, como conselho, fórum, comitê ou associação. É necessário ainda ter Lei Orçamentária e prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
A inscrição, para participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos os municípios brasileiros.