Todos os anos, milhares de pessoas visitam os cemitérios neste 2 de novembro, Dia de Finados. No Cemitério Parque Jardim Paraíso, que é administrado pela Diocese de Ponta Grossa, calcula-se que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo campo santo nesta data. Estão previstas celebrações pelos fiéis defuntos em diferentes cemitérios de Ponta Grossa e também em outras cidades da Diocese. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi reza missa, às 10 horas, no Cemitério Jardim Paraíso, onde acontecerá ainda celebração às 15 horas, com padre Jaime Rossa, diretor-presidente do cemitério.
Celebração muito cultuada e querida dos brasileiros, Finados é o grande momento de renovarmos a fé na ressurreição.
“Nós não colocamos a ênfase na morte, mas a encaramos como Páscoa, passagem, e assim como Jesus ressuscitou e prometeu ‘aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá’, cremos na vida eterna”, lembra Dom Sergio. No Cemitério Jardim Paraíso, haverá atendimento com padres e diáconos. Serão oito padres – quatro pela manhã e quatro à tarde – acolhendo os fiéis que desejarem se confessar, das 8 às 18 horas.
Também volta a acontecer a Missão de Escuta com integrantes da Comunidade Católica Shalom e conversas com a com a psicóloga, Inês Grochowski, além de venda de flores, suporte e velas. Não há necessidade de agendamento para participar das missas. Haverá horários especiais de ônibus do transporte coletivo levando os visitantes até o interior do cemitério, a partir das 8 horas. O cemitério abrirá das 7 às 18 horas. O setor administrativo começará a funcionar às 8.
[RELACIONADAS]
Em Ponta Grossa, as paróquias que têm campos santos em seus territórios terão ali missas neste dia 2. Haverá celebração às 8, 10, 15 e 17 horas, no Cemitério Chapada; às 8 horas, no Cemitério São Sebastião, no distrito de Uvaia; às 9 horas, nos Cemitérios Gertrudes e Taquari; às 10 horas, no cemitério de 7 Saltos de Cima, em Itaiacoca, e, às 15 horas, no Cemitério São João, na Vila Marina. Nas capelas do interior atendidas pela Paróquia São Francisco, as missas vão acontecer às 10h30, em Pinheirinhos, Capela Bom Jesus da Soga, e, às 16 horas, em Taquaruçu, Capela Santo Antônio.
Pela Diocese
Em Irati, os sacerdotes da Paróquia São Miguel rezarão missa em todas as comunidades que têm cemitério, três delas no próprio campo santo: nos Cemitérios Taquari e Guamirim, às 9 horas; Pirapó, Barra do Gavião e Rio Corrente, às 10h30. Ainda, na matriz, haverá missa às 9, 15 e 19 horas. Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, as missas serão às 8h30, no cemitério de Pinho de Baixo, e às 10 horas, em Apiaba.
Em Castro, a Paróquia São Judas Tadeu agendou missa às 8 horas, no cemitério da comunidade Rio Abaixo; 10 horas, no Cemitério Frei Mathias e em Guararema; às 14 horas, Pereiras e, às 16 horas, Agostinhos. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as celebrações ocorrerão às 9h15, no Cemitério Terra Nova; 10h30, Maracanã e, às 18 horas, no Tronco. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a missa está programada para às 9 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco.
Em Imbituva, a celebração no Cemitério Municipal Cristo Rei será às 8h30. Em caso de chuva, a missa vai ser transferida para igreja matriz da Paróquia Santo Antônio. Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará celebração no Cemitério Municipal, às 9 horas.