Categorias: Política

Código Estadual da Mulher Paranaense recebe apoio da deputada Mabel Canto

A líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB), autora e relatora do projeto de lei nº 625/2023, que cria o Código Estadual da Mulher Paranaense (CEMP), apresentou relatório favorável ao PL na comissão especial que analisa a tramitação da codificação. O código consolida a legislação voltada às mulheres, onde inicialmente compilava 62 leis, que após contribuições de diversos órgãos públicos, passou a contar com 97 normas que tratam sobre diversos assuntos com impacto positivo na vida das paranaenses.

Mabel Canto ressaltou a importância das contribuições feitas pela Secretaria da Mulher, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado do Paraná e Defensoria Pública do Estado do Paraná. “Por meio de seus representantes, engrandeceram, encorparam e enalteceram não só a iniciativa de consolidar a legislação paranaense que trata da Mulher, mas igualmente todo o processo legislativo envolvido, além de tornarem a vida da mulher paranaense mais justa, segura, igualitária e inclusiva.”, destacou a relatora.

Leia também: Requião Filho denuncia diretor da Invest Paraná e protocola impeachment de Ratinho Júnior

Entre as diversas contribuições dos órgãos ao código, destaca-se o combate à violência contra mulher, a saúde da mulher paranaense, as medidas de incentivo e proteção da mulher na economia, nas relações consumeristas e no mercado de trabalho, os programas e campanhas estaduais em defesa da mulher, o calendário oficial do estado referente à mulher paranaense, a educação para a igualdade de gênero, o apoio às vítimas, a capacitação de profissionais, e o combate à violência online.

Após relatoria da deputada Mabel, a Comissão Especial que analisa o CEMP, tomará as seguintes providências:

– Abertura de prazo para que os demais parlamentares possam sugerir contribuições ao código;
– Envio de expediente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência a fim de indagar a validade da Lei nº 5.898/1968, que dispõe sobre a concessão de uma pensão especial à mulher legítima e aos filhos menores do funcionário público que tenha morrido ou venha a morrer de maneira violenta no desempenho oficial de suas funções;
– Envio de expediente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, ao Comando da Polícia Militar do Paraná, ao Comando do Corpo de Bombeiros Militares e à Secretaria de Estado de Segurança Pública para que analise a possibilidade de exclusão da limitação da porcentagem de ingresso de mulheres nos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, bem como eventual alteração legislativa nesse sentido;
– Apresentação do texto final que consolida a legislação paranaense e que cria o “Código Estadual da Mulher Paranaense”.

Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Prefeito de Arapoti faz balanço dos primeiros 100 dias de gestão com foco em obras, saúde e educação

A saúde é uma das áreas mais valorizadas pela administração. Barros celebrou a reabertura do…

% dias atrás

Feira Mais inicia troca de recicláveis por alimentos nesta quinta (24) em Castro

São duas equipes em caminhões com alimentos adquiridos da agricultura familiar que estacionam em locais…

% dias atrás

Minha Casa, Minha Vida garante moradia digna para pessoas em situação de rua

A medida vai priorizar 38 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras e cidades com mais…

% dias atrás

Denúncia: CREA investiga atuação de possível inspetor em postos de combustíveis de PG

Homem estaria anunciando uma possível fiscalização e tentando vender um serviço para os donos de…

% dias atrás

Homem não paga pensão alimentícia e vai preso em Oficinas

O homem foi preso após não pagar a pensão alimentícia. A prisão aconteceu na Vila…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (23) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás