Categorias: Política

Código Estadual da Mulher Paranaense recebe apoio da deputada Mabel Canto

A líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB), autora e relatora do projeto de lei nº 625/2023, que cria o Código Estadual da Mulher Paranaense (CEMP), apresentou relatório favorável ao PL na comissão especial que analisa a tramitação da codificação. O código consolida a legislação voltada às mulheres, onde inicialmente compilava 62 leis, que após contribuições de diversos órgãos públicos, passou a contar com 97 normas que tratam sobre diversos assuntos com impacto positivo na vida das paranaenses.

Mabel Canto ressaltou a importância das contribuições feitas pela Secretaria da Mulher, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado do Paraná e Defensoria Pública do Estado do Paraná. “Por meio de seus representantes, engrandeceram, encorparam e enalteceram não só a iniciativa de consolidar a legislação paranaense que trata da Mulher, mas igualmente todo o processo legislativo envolvido, além de tornarem a vida da mulher paranaense mais justa, segura, igualitária e inclusiva.”, destacou a relatora.

Leia também: Requião Filho denuncia diretor da Invest Paraná e protocola impeachment de Ratinho Júnior

Entre as diversas contribuições dos órgãos ao código, destaca-se o combate à violência contra mulher, a saúde da mulher paranaense, as medidas de incentivo e proteção da mulher na economia, nas relações consumeristas e no mercado de trabalho, os programas e campanhas estaduais em defesa da mulher, o calendário oficial do estado referente à mulher paranaense, a educação para a igualdade de gênero, o apoio às vítimas, a capacitação de profissionais, e o combate à violência online.

Após relatoria da deputada Mabel, a Comissão Especial que analisa o CEMP, tomará as seguintes providências:

– Abertura de prazo para que os demais parlamentares possam sugerir contribuições ao código;
– Envio de expediente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência a fim de indagar a validade da Lei nº 5.898/1968, que dispõe sobre a concessão de uma pensão especial à mulher legítima e aos filhos menores do funcionário público que tenha morrido ou venha a morrer de maneira violenta no desempenho oficial de suas funções;
– Envio de expediente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, ao Comando da Polícia Militar do Paraná, ao Comando do Corpo de Bombeiros Militares e à Secretaria de Estado de Segurança Pública para que analise a possibilidade de exclusão da limitação da porcentagem de ingresso de mulheres nos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, bem como eventual alteração legislativa nesse sentido;
– Apresentação do texto final que consolida a legislação paranaense e que cria o “Código Estadual da Mulher Paranaense”.

Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

Para quem deseja fazer parte desse privilegiado grupo de idosos com qualidade de vida, o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade