Campos Gerais

Com nenhum caso confirmado, Tibagi reforça orientações sobre o combate à dengue

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação do Controle de Zoonoses, orienta a população a respeito da prevenção e combate ao mosquito da dengue no município. O objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção.

Até o momento, não há nenhum caso confirmado no município da doença em 2023. Mesmo assim, os cuidados devem ser mantidos para evitar a proliferação da doença.

Como prevenir da dengue?

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.

Leia também: Tibagi arrecadou R$ 10 milhões a mais do que o previsto em 2022

Usar repelentes à base de DEET, IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. Em crianças menores de 2 anos de idade, não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos, usar concentrações até 10% de DEET, no máximo 3 vezes ao dia.

A utilização de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado.

Sintomas:

Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar o Hospital Luiza Borba Carneiro. Será realizado o Teste Rápido, que é um teste de triagem. Porém, ele pode dar resultado falso positivo. Por isso é de fundamental importância que a população realize o Teste Confirmatório a partir do 6º dia de doença. Esse teste é realizado utilizando os laboratórios de referência, que no caso de Tibagi, é o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN).


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR