Uma Comitiva Paulista que está percorrendo 1.700 quilômetros do Caminho dos Tropeiros chegou na segunda-feira (24) em Castro. Eles foram recepcionados pelo prefeito Alvaro Telles, pela curadora do Museu dos Tropeiros, Amélia Podolan e por tropeiros de Castro.
[RELACIONADAS]A viagem iniciou em Cruz Alta (RS) e terminará em Sorocaba (SP), ao final de 70 dias de viagem montados em lombo de mulas. A passagem pelos Campos Gerais inclui Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva, entre outros municípios.
Um dos integrantes da equipe, Givanildo de Araújo, conta que a ideia surgiu há quatro anos com o intuito de resgatar a tradição dos tropeiros e homenageá-los. “Fizemos um grupo para percorrer mil e setecentos quilômetros, fazendo o que os tropeiros faziam há 250 anos, passando pelas cidades fundadas no trajeto das tropas e conhecendo sua cultura. Hoje fomos recebidos aqui em Castro pelo prefeito, pela curadora do museu, pelos tropeiros e estamos muito felizes pela recepção”, disse.
O prefeito parabenizou o grupo pela empreitada que resgata a tradição do tropeirismo. “Foi um movimento importante que contribui para o desenvolvimento econômico de várias regiões do Brasil, inclusive a do Sul, e a fundação de inúmeras cidades”, disse.
O grupo é composto por Délcio Teodoro da Silva, Givanildo de Araújo, Gustavo Paloni (médico veterinário), José Roberto Longhini e Luis Antonio Longhini, e conta ainda com mais duas pessoas na equipe de apoio.
São 14 animais, entre eles uma égua madrinha e 13 muares (burros e mulas).