Campos Gerais

Confira a programação da Semana Santa realizada pela Diocese de PG

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/b81a2ceb0fef55a95d729605cd707257.jpg

Ainda na Sexta-Feira Santa, em Telêmaco Borba, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima promove, a partir das 19h30, na Praça da Família, a encenação da Paixão de Cristo. A encenação é feita, desde 2001, pelo grupo de teatro ‘Irmão sol, irmã Lua’, da Comunidade São Francisco de Assis. No elenco principal são 36 pessoas. A apresentação normalmente dura de uma hora a uma hora e 20 minutos, com fogos e luzes. É aberta ao público.

     Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realiza, às 19 horas, a procissão luminosa com a imagem de Cristo Morto pelas ruas da cidade. A ‘Caminhada da Esperança’ refaz os passos dolorosos de Jesus, com a esperança da ressurreição para enfatizar que Deus não está morto, mas caminha conosco. Todos levam velas. O Cristo – uma imagem de 108 anos, de perto de 100 centímetros – é transportado dentro de um andor de madeira com alças e cobertura em acrílico transparente. De duas a quatro pessoas carregam-no. A procissão acontece desde 1923 e reunia, até antes da pandemia, aproximadamente 350 pessoas.

     A Paróquia Cristo Rei, de Ivaí, vai substituir o beijo na cruz programado tradicionalmente para a celebração da Paixão, depois da Via Sacra – às 15 horas, com saída e chegada no Pavilhão – pela arrecadação de terços que serão enviados à Paróquia São João Batista, em Canutama (AM). A iniciativa partiu da coordenadora paroquial da Catequese, Karine Fachinello, durante a reunião de preparação da Semana Santa. “Foi falado de termos um gesto concreto e, neste momento, lembrei do pedido que o padre Osvaldo (Pinheiro) fez aos catequistas de conseguirmos e doarmos terços para as famílias lá da Amazônia, que não sabem rezar o Rosário por não saberem manusear o terço, não terem terços”, argumenta. No momento que seria do beijo na cruz, a pessoa beijará a cruz do terço e o entregará para doação.

     Em Ponta Grossa, ainda sexta-feira, às 6 horas, a Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebra o Ofício das Trevas, um conjunto de leituras, lamentações, canto de salmos. Em cada Salmo cantado, apaga-se uma vela. Ao final, a igreja fica no escuro e o rosto de Cristo desfigurado é mostrado. As orações duram em torno de uma hora e sempre são realizadas dentro da igreja. Na Quase Paróquia São João Paulo II, o Ofício das Trevas acontecerá às 19h30 e será transmitido pelo Facebook.

     Na terça-feira (12), às 19 horas, na Paróquia Menino Jesus, de Reserva, pela primeira vez, serão meditadas as Dores de Maria. “A partir de Maria, vamos ver o projeto de salvação de Deus acontecendo na vida da Humanidade. Por Maria, também compreendemos a dor do filho”, explicou o vigário padre Alexandre Spena. A profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus, Maria com Jesus no caminho do calvário, a morte de Jesus, Maria recebe Jesus descido da cruz. Essas são as sete dores, celebradas entre cânticos, orações e reflexões.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)