Aconteceu na noite de ontem (6), o 33º Festival Universitário da Canção (FUC), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A edição foi transmitida pelo Facebook da UEPG e as apresentações foram gravadas dias antes para serem transmitidas no dia. O novo formato foi realizado por conta da pandemia da Covid-19. O FUC teve 43 músicas submetidas neste ano, porém o júri selecionou somente 10 canções para serem apresentadas ontem. A canção vencedora, com base no júri, foi “O Eterno é o Presente”, interpretado por Luizinho. Em segundo lugar ficou a canção “Um Bêbado Iluminado”, de Scilas, e em terceiro lugar a canção “Pobre Chavinho”, da banda Fios de Baiano.
A 33ª edição contou com o voto popular, através de uma enquete realizada pela internet. Os vencedores da noite foram separados por categoria. Os vencedores de “Melhor Letra” foram os Zero Meia, com a música “Num Estalo”. O vencedor de “Melhor Interprete” foi o cantor Scilas. E com 17% dos votos, a “Melhor Música”, segundo o voto popular, foi “Constantemente Contato”, de Lucas Cabral. Os vencedores receberam certificado, o prêmio em dinheiro e produtos dos
patrocinadores.
Em entrevista com o Portal BNT Online, Lucas Cabral explica a experiência de ter participado do 33º FUC. Confira o áudio:
[anchor=https://anchor.fm/bnt-online/episodes/Compositor-destaca-a-importncia-do-evento-e18fscn]